
Empresários estão orgulhosos da cerveja de cana, que deve chegar ao mercado em dezembro. Foto: Divulgação.
A cerveja, bebida alcoólica de preferência nacional, normalmente é feita a partir do trigo, com uma mistura de lúpulo, cevada e leveduras. Já a cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a cachaça, bebida tradicional do Brasil. Uma empresa de Belo Horizonte resolveu inovar ao desenvolver uma cerveja a partir da cana. A bebida é a primeira do mundo.
Segundo o proprietário da Cervejaria Wäls, José Felipe Carneiro, responsável pelo empreendimento, a bebida é leve, adocicada, levemente ácida e fácil de beber. Ela foi desenvolvida com uma levedura especial, vinda dos Estados Unidos, que possui apenas 6,5% de álcool. A bebida pronta pode ter um teor alcoólico de 6% a 8%, um pouco acima da cerveja pilsen, a mais comum.
Para produzir a cerveja de cana, o empresário afirmou que precisou investir cerca de R$ 80 mil com testes e equipamentos. Segundo ele, o investimento deve ter retorno em até seis meses. No primeiro lote, foi usada uma tonelada de cana-de-açúcar, que gerou duzentos litros de garapa revertidos em dois mil litros de cerveja.
A cerveja de cana-de-açúcar deve estar disponível no mercado a partir de dezembro. A garrafa de 375 ml custará em média R$ 17 para o consumidor final. Carneiro ainda não definiu uma data para a comercialização no exterior, mas ele já participou de diversas degustações, demonstrações culinárias e outros eventos em 14 países diferentes. Segundo Tiago Carneiro, outro sócio da empresa, é importante mostrar que o Brasil é capaz de produzir uma cerveja de qualidade a partir de ingredientes nacionais.
Por: Maria Clara Corsino.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.