
Com a popularização das redes e sua complexidade, aliadas à interconexão com a internet, fez-se necessária a implantação de melhorias na organização de dados e o compartilhamento de recursos como arquivos, impressoras e a internet.
No início da implantação e, ainda hoje, em domicílios e algumas empresas, esses recursos eram estruturas de redes simples, conhecidas como ponto a ponto ou peer to peer. No entanto, esse tipo de rede proporciona pouca segurança dos dados e algumas limitações quanto aos compartilhamentos.
Portanto, não basta o técnico montar uma rede rápida e estável. Ela deve apresentar essas características aliadas a outras tecnologias. Por esse motivo, foram criadas as redes cliente-servidor, que passaram a utilizar um computador, oferecendo recursos especializados para os demais micros da rede, o chamado servidor.
Nesse tipo de rede, a segurança é muito maior e passa a ser um dos pontos mais importantes da sua implementação e manutenção. Os dados dos clientes passam a ficar centralizados, facilitando as cópias de segurança e liberando espaço em disco nos computadores. Além disso, os dados passam a estar sempre disponíveis, pois o servidor está permanentemente ligado.
Para que se possam implementar redes com essas características, aliada a assistentes de instalação e configuração, que conferem grande facilidade ao técnico, foi lançado o Windows Server. Esse sistema apresenta as seguintes vantagens: virtualização revolucionada, plataforma segura e fácil de gerir, desempenho de rede, segurança e conformidade, controle nos ambientes distribuídos, facilidade na gestão do servidor, scripting e automatização de tarefas, eficiente acesso às aplicações, proteção de computadores não-saudáveis e tecnologia compartilhada para o windows vista.
Com esse desafio para os profissionais da informática, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Como Montar Redes Locais com Windows Server, uma vez que esse sistema operacional é um dos mais importantes e utilizados no mercado. A coordenação do curso é do professor Marcilio Bergami de Carvalho, especialista em redes há mais de vinte anos.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.