Consultor em marketing mostra dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Seu atendimento é ruim? Aprenda técnicas fundamentais para o sucesso de qualquer negócio

Um dos segredos para obter sucesso no atendimento é estabelecer um relacionamento com seus clientes.

Um dos segredos para obter sucesso no atendimento é estabelecer um relacionamento com seus clientes.

Você já deve ter passado por situações em que disse que não voltaria a uma determinada loja por ter sido mal atendido. Também deve ter um estabelecimento no qual você é fiel e, com certeza, lá você é tratado com respeito e qualidade. Um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Esse é o pensamento de um bom empreendedor. Seu negócio pode fazer promoções, abaixar os preços ou diversificar os produtos, mas se não conseguir fazer os seus clientes voltarem, a sua empresa não vai gerar lucro por muito tempo. Atendimento satisfatório é aquele que deixa as pessoas felizes e com vontade de voltar.

Um dos segredos para obter sucesso no atendimento é estabelecer um relacionamento com seus clientes, mas esse deve parecer vantajoso. Como fazer isso? Veja algumas dicas do professor e especialista em Marketing Pedro Moreira, no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Primeiro, não prometa o que não pode cumprir. Confiança é uma das chaves para a fidelização. Ao atender, sempre escute com atenção as necessidades do freguês e saiba lidar com as reclamações. A   eficiência também é importante, e para isso o colaborador precisa estar bem informado sobre a empresa. O ideal é que nenhum elemento desvie a atenção do cliente e prejudique a mensagem de venda. Uma loja de esportes radicais, por exemplo, não vai exigir que o atendente utilize terno, pois ela se relaciona a pessoas mais jovens, despojadas, que adotam a roupa esportiva como traje usual.

Ser simpático apenas não é o bastante para fechar uma venda. As pequenas atitudes e os hábitos do atendente são aspectos de extrema importância. O vendedor que tem o hábito de dar tapinhas nas costas do cliente terá sérios problemas.

Procure sempre cumprimentar todo cliente que entra na loja, nunca os julgue pela aparência. Seja  profissional e venda cada mercadoria com todo o entusiasmo. Não se deve tratar todos os clientes da mesma forma, mas sim se adaptar às diferentes situações que aparecem. Atender é buscar uma solução para uma necessidade solicitada, procurando transformá-la em realização para o outro.

Por: Ariádine Morgan

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