WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Como tirar suas ideias do papel

Para ser empreendedor, não basta apenas ter boas ideias, também é preciso colocá-las em prática

 

 Tirar as idéias do papel requer muito preparo e dedicação.

Criar um negócio não é uma tarefa muito fácil. É preciso muita dedicação e horas de planejamento. Ter boas ideias é o primeiro passo para construir um grande empreendimento, mas não é o único. Saber colocá-las em prática é essencial e uma tarefa que muitas vezes requer um grande esforço. Não significa se privar de tempo para si próprio, apenas não é de uma hora para outra que uma ideia vai sair do papel.

Criar um plano de negócios pode ser um pesadelo para muitos empreendedores. A primeira coisa, de acordo com a professora Lucia Manzoni, é fazer um projeto da empresa. Assim, ajuda a organizar as ideias e ver a viabilidade do empreendimento. Esse planejamento mostra também os custos, os riscos possíveis e o prazo de aplicação. A seguir, Lucia indica alguns passos para ajudar a tirar as ideias do papel.

- Identifique qual é o seu público e se o mercado não está saturado. Inclui saber se o negócio será afetado pelos órgãos públicos e pela comunidade da qual participará.

- Descubra tudo o que é preciso fazer para conseguir por em prática as suas ideias. Envolve desde documentos necessários para o funcionamento até preços e aluguéis,  questões referentes à energia, à água etc.

- Analise o que pode ser feito para atender às requisições das partes afetadas pelo seu empreendimento. Tenha controle sobre suas ações e considere quanto tempo será preciso para executá-las.

- Detalhe as atividades e defina a duração para cada uma delas. Isso significa desmembrar cada etapa para enxergá-las de um modo mais completo.

- Não se esqueça que para tudo isso dar certo o capital é fundamental. Veja quanto você tem ou pode ter disponível e faça um plano do que cada etapa irá gastar.

- Em cada etapa, deixe um plano B, para garantir que nenhuma etapa vai comprometer o resultado final.
- Fique atento à qualidade do produto oferecido, não importa qual tipo de serviço é oferecido.

- Deixe todos os funcionários (contratados ou futuros) cientes do planejamento da empresa.

Assim, você pode evitar que danos sejam causados por falta de conhecimento da organização.
Manter boas relações com sócios e funcionários é imprescindível. Desse modo, cria-se um ambiente saudável de trabalho. Para isso, além de manter uma boa convivência diária, tente fazer happy-hours para que a equipe se envolva cada vez mais.

A última dica, e sem ela de nada valem as outras, é sempre estar aberto a ouvir os outros. Inclusive, caso seja necessário, procure ajuda especializada, como consultorias e empresas terceirizadas.

A empresária Denise Khoury, professora do curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que manter um negócio envolve respeitar várias etapas, sem as quais não se poderia ter sucesso.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!