WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como cuidar de bonsai

Os bonsai podem ter tamanhos que variam de 15 a mais de 60 cm

A técnica cria árvores saudáveis e capazes de exprimir toda beleza e volume das que crescem no ambiente natural.

A palavra bonsai significa, literalmente, plantado em uma bandeja. Mas pode ser definido, simplesmente, como uma árvore em miniatura, cultivada em um vaso apropriado. A técnica visa criar árvores saudáveis e capazes de exprimir toda a beleza e o volume daquelas que crescem no ambiente natural, estando em harmonia perfeita com o recipiente escolhido.

A disposição dos ramos deve estar em conformidade com o aspecto geral da planta e dar a impressão de equilíbrio. Mas, não é necessário que haja uma distribuição simétrica dos galhos em torno do tronco. É preciso, sim, que haja ramos crescendo em volta de todo ele, para dar uma impressão de profundidade e de perspectiva.

No curso Arte e Técnica do Bonsai, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Vânia Moreira Fortes afirma que a poda e a aramação permitem a correta orientação dos ramos. “Com a poda, é possível corrigir situações indesejáveis, como quando os ramos se cruzam, brotam do mesmo ponto no tronco ou crescem em direções opostas no mesmo nível. Permite, também, dar um formato aproximadamente cônico à árvore. Já a aramação permite mudar a direção dos mesmos, podendo, por exemplo, conduzi-los para preencher uma lacuna na estrutura, ou incliná-los para baixo”, explica.

Os bonsai podem ter tamanhos que variam de 15 a mais de 60 cm, sendo que a maioria se situa nessa faixa de tamanho. Independente da altura, é importante considerar a proporção entre folhas, ramos e tronco, de forma que represente uma árvore de tamanho natural. Por isso, as espécies de plantas com folhas pequenas são preferidas.

“Elementos decorativos, como miniaturas de personagens, casas, lanternas, pedras, musgos, entre outros, colocados no vaso, ajudam a compor a escala, dando a sensação de que a árvore tem o tamanho natural”, completa a professora Fortes.

O bonsai deve ser regado antes que o solo da superfície esteja totalmente seco. É importante que a planta seja exposta à luz solar direta, pelo menos por algumas horas, em cada dia. A quantidade de nutrientes presente no substrato é absorvida pela planta de maneira relativamente rápida, exigindo reposições frequentes, por meio de adubações, para não prejudicar o bonsai.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?