
Consumir de três a cinco xícaras de café ao longo do dia, descafeinado ou não, faz bem à saúde sim, comprovam estudos de Harvard. O apreciado cafezinho nosso de todos os dias atua na redução do risco de óbitos por doença cardiovascular, diabetes tipo 2, doenças neurológicas como o Parkinson e suicídio.
Segundo um estudo publicado na revista científica Circulation, "Componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática. Isso poderia explicar alguns dos nossos resultados", disse Ming Ding, principal autora do estudo e doutoranda do departamento de Nutrição de Harvard.
Para chegar a tal resultado, pesquisadores de Harvard/EUA colheram relatos, ao longo de 30 anos, sobre condições médicas e hábitos de 208.501 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde. De posse dessas informações, comprovou-se que as pessoas que consumiam café moderadamente, até cinco xícaras por dia, eram menos afetados por essas doenças.
Diante disto, Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard, prescreve o consumo regular de café como parte de dieta saudável e balanceada, havendo necessidade de maiores cuidados apenas nos casos de mulheres grávidas e crianças, já que o excesso de cafeína pode ser prejudicial à saúde.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Veja.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.