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Atendimento ao cliente, estratégia de sucesso nas vendas de Natal

O atendente é a alma da loja e sua performance garante o sucesso do negócio

 

O produto não é o único que atrai, o bom atendimento pode fidelizar o cliente.

Para o Natal de 2011, espera-se um aumento de 6% a 7% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2010, anunciou a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O efetivo sucesso da loja dependerá do que ela faz para conquistar o cliente, principalmente no atendimento que oferece a ele. No fim do ano, aumentam as compras e as lojas precisam estar prontas para treinar seus funcionários bem como para contratar novos atendentes capacitados.

Para obter bom retorno do público, o lojista e a equipe precisam compreender como oferecer serviços de excelência. O produto não é o único que atrai a atenção do comprador, o atendimento de boa qualidade é responsável inclusive pela fidelização do cliente.

“Oatendente é a alma da loja e da sua performance profissional perante os clientes depende em grande parte o sucesso do negócio”, afirma Pedro Moreira, professor do curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Diante disso, o empregador não é o único que deve investir no treinamento dos atendentes, o próprio empregado pode procurar capacitação, mesmo antes de se candidatar às oportunidades nessa área, muito comuns entre as vagas temporárias de fim de ano. De acordo com o especialista em marketing, “é fundamental para o vendedor dominar as técnicas utilizadas, pois o varejo trabalha com forte apelo emocional, procurando sensibilizar seus consumidores com um arsenal de recursos”.

Não importa se a pessoa é tímida ou expansiva, muito ou pouco falante, o imprescindível é que ela conheça as técnicas e as aplique. É preciso saber como apresentar o produto, como ouvir o cliente e responder às dúvidas dele. Para isso, é importante também reconhecer os vários tipos de clientes, assim o atendente conseguirá reagir adequadamente a cada um, atendendo às necessidades deles.

As pessoas não gostam de vendedores arrogantes, preconceituosos, ma-educados. De acordo com Pedro Moreira, o lucro possibilita a sobrevivência, mas, para obtê-lo, os funcionários precisam perceber que suas vidas, na verdade, são sustentadas pelos clientes. Sendo assim, os atendentes devem trabalhar gratos por isso e atentos para servir cada vez melhor.

Por Luci Silva

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