Esse sistema, que proporciona economia e expansão tecnológica, pode ser implantado em qualquer empresa.
Há aproximadamente 30 anos, quase todos os telefones eram ligados diretamente à linha externa. Assim, se, em uma empresa, dez pessoas necessitassem falar ao telefone entre si, todas elas tinham que utilizar linhas externas.
Com a criação do PABX tornou-se possível efetuar ligações entre telefones internos, sem intervenção manual, ou, ainda, telefonar e receber chamadas da rede externa, de uma ou mais linhas. Com a modernização desse sistema, é possível realizar chamadas em espera, conferências, gravação de voz, entre outros. Por esse motivo, seu uso está bastante popularizado.
O Asterisk, um software livre, que funciona em diversos sistemas operacionais, dentre eles, várias distribuições do Linux, permite aliar toda essa praticidade ao baixo custo. Esse sistema, que proporciona economia e expansão tecnológica, pode ser implantado em qualquer empresa, independente de seu porte.
O novo curso do CPT – Centro de Produções Técnicas, PABX Asterisk – Parte 1, capacita profissionais a instalar o PABX Asterisk em um servidor. O mesmo trata de temas como: o que é Asterisk; configuração do hardware; instalação física do Asterisk; instalação do Linux, do Asterisk e do gerenciador gráfico deste; além do plano de discagem.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Nele, o professor Marcílio Bergami de Carvalho, técnico em informática, afirma que “com o uso do Asterisk, é possível montar um poderoso PABX de custo bastante reduzido, podendo configurar expansões avançadas, sem custos adicionais do sistema em si”.
Em breve, a área Redes de Computadores contará, ainda, com os cursos PABX Asterisk – Parte 2 – Configuração de Canais e PABX Asterisk – Parte 3 – Plano de Discagem com interface GUI.
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