O mercado de alimentação saudável está aquecido e apresenta outra tendência para o setor, a fabricação de alimentos sem glúten. O ingrediente, presente em diversos cereais, não pode ser consumido por portadores da doença celíaca.
Um exemplo da importância adquirida por esse negócio é a segunda edição do Glúten Free São Paulo, realizado no dia dois de abril. O evento teve crescimento de 250% no número de participantes em relação à edição anterior.
Um estudo publicado na revista Science Transalation aponta que 1% da população ocidental, que corresponde a cerca de 30 mil pessoas, apresenta intolerância ao glúten. No Brasil, está diagnosticado um caso para cada 600 habitantes; porém, o número pode ser maior, pois acredita-se que muitos ainda não detectaram a doença.
Assim, investir nesse nicho é uma boa opção para os empreendedores, e também facilitará a vida de celíacos em todo o país, uma vez que esses têm dificuldades de encontrar alimentos que não contém a proteína. De acordo com a organização Glúten Free Brasil, o segmento cresceu 35% no último ano.
Essa tendência pela busca de alimentos diferenciados e mais saudáveis é detectada em todo o mundo. A professora Ms. Céphora Maria Sabarense, no curso Alimentação Saudável, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que isso se justifica porque “nos dias de hoje, a alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas, uma vez que deixou de ser simplesmente uma necessidade orgânica”.
Pesquisas revelam que a venda de produtos saudáveis, como alimentos diet, light, sem glúten ou lactose, e produtos orgânicos cresceu 82% nos últimos cinco anos. Segundo estudos da empresa de consultoria Euromonitor, até 2014 o setor ainda crescerá 40%.
Por: Clara Peron.
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Comentários

Rosilene cavalheiro de moraes
8 de mar. de 2021Estou com um projeto de abrir uma cafeteria de produtos zero glúten zero lactose

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de mar. de 2021Olá, Rosilene
Como vai?
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Erika