
Acreditem. É perfeitamente possível, e muito natural, que as galinhas apresentem piolhos e verrugas. Mas, como pode ser? Muitos se perguntam. A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte.
As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária. Esta doença é altamente contagiosa, mas se identificada e combatida a tempo, pode ser curada.
Como combater os piolhos e as verrugas em galinhas?
- Piolhos
Como esses parasitos passam facilmente de uma ave para outra, sua infestação deve ser eliminada por completo (tanto das galinhas quanto das instalações), já que os piolhos escondem-se nas próprias aves, nas frestas de madeira, na palha dos ninhos e em outros lugares.
O criador, então, após retirar as aves do local, a fim de evitar intoxicação, deverá fazer uso de cloro puro ou creolina pura para a desinfecção do ambiente. Se possível, fazer uso de vassoura de fogo em todas as instalações. Após a desinfecção do galinheiro, as galinhas, antes de retornarem ao local, deverão ser medicadas por um médico-veterinário.
Os ninhos velhos deverão ser substituídos por novos, assim como as palhas.
- Verrugas
Em primeiro lugar, o avicultor deverá separar do plantel as aves que estiverem contaminadas. Em seguida, deverá ser feito o tratamento para a retirada das verrugas. Mas atenção. Este procedimento, é muito delicado, podendo causar sangramento nas aves. Portanto, o máximo de cuidado deve ser tomado, evitando o sofrimento dos animais.
Retiradas as verrugas, o produtor deverá medicar as aves com antibióticos, receitados por um médico-veterinário e seguir o calendário de vacinação contra a doença.
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Silvana de Souza cordeiro da Silva
5 de jul. de 2023Quando um frango ou galinha .apresenta verrugas. Ele pode ser matado e consumido

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de jul. de 2023Olá, Silvana de Souza cordeiro da Silva! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Eliene Rodrigues da Silva
27 de nov. de 2019Olá meu nome é Eliene. Eu quero saber se as galinhas que estão sendo tratadas com o remédio Thuya. Os ovos podem ser consumidos ?

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de dez. de 2019Olá,Eliene
Como vai?
Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-la de maneira mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Adão de Matos
7 de set. de 2018Eu tinha 2 galinha 2 morreu no mesmo no dia primeiro morreu 1 depois morreu a outra se piscando toda e ficou uma florida inbaicho do preço e en cinma dela ela mesmo se firine e acabo morendo

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de set. de 2018Olá Adão,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações, sugerimos que procure um técnico da área para avaliar o que ocorreu.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Rondinele antonio de oliveira
21 de fev. de 2018Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de fev. de 2018Olá Rondinele,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Itamar
31 de mar. de 2017Olá

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de abr. de 2017Olá Itamar!

LOZER ROQUE CONCEICAO SANTOS
13 de jun. de 2015ESTOU CRIANDO GALINHA E CAIPIRA, MAS ALGUMAS ESTÃO COM GOGO QUAL O REMÉDIO CASEIRO... DIZEM PARA COLOCAR LIMÃO NA ÁGUA. EH CORRETO... E SE N CURAR... PESQUISEI OUTRO MEDICAMENTO, MAS N PODE CONSUMIR OS OVOS. PREFIRO UMA ALTERNATIVA COM REMÉDIO CASEIRO.

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de jun. de 2015Olá, Lozer!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para um correto tratamento seria interessante consultar um médico veterinário para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Elaine Maria de Souza Almeida
2 de dez. de 2014Estou criando codornas mas a infestação de piolhos esta muito grande passamos um produto no animais mas alguns acabarão morrendo, estou com dificuldades gostaria muito de uma solução obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de dez. de 2014Olá, Elaine Maria!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Seria interessante consultar um médico veterinário, para que o mesmo após uma análise receite o correto medicamento que deve ser utilziado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Joao Manoel
23 de out. de 2014Muito obrigado foram boas as informações..

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de out. de 2014Olá, João Emanuel!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado na nossa dica.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

wagner
27 de jul. de 2014Boa tarde, gostaria de saber qual remédio dar para minhas galinhas rodilan pois as mesma estão apresentando sintomas de gôgo.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de jul. de 2014Olá, Wagner!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O diagnóstico da coriza infecciosa é baseado nas evidências clínicas associadas às provas laboratoriais, já que outras doenças podem apresentar sinais parecidos. Por isso, é muito importante a presença de um médico veterinário para dar o diagnóstico definitivo.
Há boa reposta frente ao tratamento com antibiótico, reduzindo a severidade dos sintomas após uma semana da administração. Porém, isso não elimina a possibilidade de recorrência, devido à permanência de aves portadoras na criação. O controle dessa e de outras doenças está na realização de um manejo sanitário eficiente, com medidas de biossegurança e limpeza, e desinfecção das instalações e dos equipamentos utilizados na criação. As medidas de higiene e de profilaxia tanto podem ser de caráter geral, quanto específicas, pelo uso de vacinas.
Os programas de vacinação das aves variam de acordo com a região onde a criação está localizada, pois dependem do risco sanitário da mesma. Lembrando que a vacinação é uma medida de prevenção. Para as doenças bacterianas elas são raramente usadas, sendo úteis apenas em lugares em que o processo seja enzoótico, ou seja, em regiões em que a doença aparece com frequência.
No caso da vacina contra a coriza infecciosa, constituída da bacterina inativada a partir de Hemophillus gallinarum, a aplicação é feita por via subcutânea às 10-15 semanas, com revacinação após três semanas, em zonas enzoóticas.
O controle dessa e de qualquer outra doença se faz com medidas preventivas quanto ao manejo sanitário e aplicação de vacinas, assim como no tratamento das enfermidades. É preciso, primeiro, entrar em contato com um médico veterinário, para assisti-lo de forma correta nas formas de tratamento e prevenção, adequadas a cada tipo de criação, e ao manejo destinado em cada uma.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos