
"A vigilância ambiental se dedica às interferências nos ambientes físico, psicológico e social na saúde", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saúde Pública e Animal.
As ações da vigilância ambiental privilegiam o controle da água de consumo humano, controle de resíduos e de vetores de transmissão de doenças (especialmente insetos e roedores).
Principais ações da vigilância ambiental
1- Conhecer, detectar e prevenir mudanças no meio ambiente que interferem na saúde humana.
2- Prevenir e controlar fatores de risco ambiental relacionados a doenças e outros agravos à saúde.
3- Realizar vigilância epidemiológica de agravos ligados a contaminantes ambientais, tais como agrotóxicos, chumbo, mercúrio, amianto, benzeno, dentre outros.
4- Monitorar intervenções humanas no meio ambiente e fatores de risco (qualidade da água, do ar, do solo, poluentes e contaminantes, manejo de resíduos, desastres e catástrofes).
A vigilância ambiental dos fatores de risco biológicos possui três áreas de concentração: vetores, hospedeiros/reservatórios e animais peçonhentos, envolvendo animais errantes (ex.: cães), mosquitos, cobras, roedores.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.