
É importante destacar que o estudo citado (Motta, 2002) se refere à ocorrência natural das plantas. Para o cultivo, ou seja, plantio com uso de práticas culturais, esses parâmetros serão alterados. É o caso, por exemplo, da altitude. “Mesmo que a macaúba não tenha sido encontrada a baixas altitudes, a maioria dos técnicos considera aceitável que seu cultivo seja feito desde o nível do mar até 1.200 m”, afirma Prof. Dr. Luiz Ângelo Mirisola Filho, do Curso CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel.
Em condições de cultivo, é possível suprir as exigências da macaúba para que ela possa atingir alta produção por área. Outro fator importante a considerar é a fertilidade do solo. Respeitadas as condições mínimas de precipitação média anual, mesmo em solos de menor fertilidade, será possível seu cultivo com alta produção, desde que seja feita a correção da acidez, se necessário, e a aplicação de fertilizantes.
A própria questão da umidade no solo pode ser manejada com o uso de irrigação. Conclui-se, então, que, com o uso de técnicas de cultivo bem conhecidas, é possível garantir boas condições de estabelecimento paras mudas de macaúba, seu desenvolvimento e a produção de cocos, mesmo em terrenos em que não se observa sua ocorrência natural.
Mas é importante destacar que a área de ocorrência dessa palmeira é muito ampla, de forma que a adubação e outras práticas culturais serão utilizadas, sim, para um aumento significativo da produção.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Matéria-prima para as indústrias de cosméticos e biodiesel? Coco Macaúba!
- O que não pode faltar à macaubeira? Nitrogênio, fósforo e potássio
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.