
Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais são substâncias voláteis, altamente concentradas e atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores, aumentando a eficiência da reprodução, com maior produção de sementes.
Ao contrário, podem ter uma função repelente contra insetos que sejam seus inimigos naturais e que possam lhes causar danos. Além disso, atuam em processos alelopáticos, ou seja, na inibição da germinação de sementes e do crescimento de outras plantas competidoras à sua volta.
Já os efeitos no ser humano são ainda mais variados, dependendo da composição de cada óleo. As propriedades mais conhecidas são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas, entre outras de ordem fisiológica.
Também são muito conhecidos os efeitos psicológicos desses produtos, sobre a mente e as emoções humanas, graças a estímulos proporcionados por diferentes aromas. Daí o uso cada vez mais intenso da aromaterapia nos cuidados com a saúde das pessoas.
“Esses aromas, além de tudo isso, exercem amplos efeitos positivos sobre a energia do corpo humano, afetando mental, física e emocionalmente, de forma intensa a grande maioria dos que conhecem a aromaterapia (terapia por meio dos óleos essenciais)”, explica Antônio Lélis Pinheiro, professor do Curso CPT Produção de Óleos Essenciais.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.