
A finalidade da destilação é a separação de líquidos que apresentam temperaturas de ebulição diferentes. No caso de uma mistura hidroalcoólica, o álcool etílico apresenta uma temperatura de ebulição de 78,15 ºC e a água, nas mesmas condições, de 100 ºC. O aquecimento da mistura, até uma temperatura adequada, proporcionará a mudança de estado do álcool de líquido para vapor e, posteriormente, para o estado líquido (condensação), após submeter o vapor ao resfriamento.
“Nesse processo, busca-se a recuperação de álcool dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, em níveis compatíveis com os equipamentos e atendendo às metas de produção”, afirma Dr. Juarez de Souza e Silva, professor do Curso a Distância CPT Produção de Álcool Combustível na Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online. Para uma operação eficiente dos equipamentos, deve-se controlar as temperaturas nas diversas fases do processo, bem como as vazões de alimentação da água de refrigeração e dos trocadores de calor.
Para a produção de álcool, em maior escala, as múltiplas destilações são desnecessárias, se utilizarmos uma coluna de destilação, formada por uma coluna retificadora, e por dois trocadores de calor, localizados em suas extremidades, os quais são chamados de dispositivos de controle de temperatura. Esta coluna deverá ser conectada a um elemento onde a matéria-prima a ser utilizada para produção do álcool será instalada, que é chamada de panela ou evaporador. Este deverá ser instalado sobre uma fonte de calor, que geralmente é uma fornalha ou um sistema de aquecimento de vapor proveniente de uma caldeira. Porém, se o processo de destilação sucessiva proporciona um álcool etílico mais concentrado, a separação das substâncias, de uma só vez, como acontece na coluna de destilação é impossível, pois a temperatura de ebulição de uma mistura álcool-água varia conforme o teor de cada componente dessa mistura (CLEMENTE, 1995).
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.