WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que a destilação é um processo importante na fabricação do álcool?

A finalidade da destilação é a separação de líquidos no processo de fabricação do álcool, com a finalidade de se buscar um produto dentro dos padrões de qualidade estabelecidos

Por que a destilação é um processo importante na fabricação do álcool?   Dicas Cursos CPT

 

A finalidade da destilação é a separação de líquidos que apresentam temperaturas de ebulição diferentes. No caso de uma mistura hidroalcoólica, o álcool etílico apresenta uma temperatura de ebulição de 78,15 ºC e a água, nas mesmas condições, de 100 ºC. O aquecimento da mistura, até uma temperatura adequada, proporcionará a mudança de estado do álcool de líquido para vapor e, posteriormente, para o estado líquido (condensação), após submeter o vapor ao resfriamento.

“Nesse processo, busca-se a recuperação de álcool dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, em níveis compatíveis com os equipamentos e atendendo às metas de produção”, afirma Dr. Juarez de Souza e Silva, professor do Curso a Distância CPT Produção de Álcool Combustível na Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online. Para uma operação eficiente dos equipamentos, deve-se controlar as temperaturas nas diversas fases do processo, bem como as vazões de alimentação da água de refrigeração e dos trocadores de calor.

Para a produção de álcool, em maior escala, as múltiplas destilações são desnecessárias, se utilizarmos uma coluna de destilação, formada por uma coluna retificadora, e por dois trocadores de calor, localizados em suas extremidades, os quais são chamados de dispositivos de controle de temperatura. Esta coluna deverá ser conectada a um elemento onde a matéria-prima a ser utilizada para produção do álcool será instalada, que é chamada de panela ou evaporador. Este deverá ser instalado sobre uma fonte de calor, que geralmente é uma fornalha ou um sistema de aquecimento de vapor proveniente de uma caldeira. Porém, se o processo de destilação sucessiva proporciona um álcool etílico mais concentrado, a separação das substâncias, de uma só vez, como acontece na coluna de destilação é impossível, pois a temperatura de ebulição de uma mistura álcool-água varia conforme o teor de cada componente dessa mistura (CLEMENTE, 1995).

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!