
A utilização do biodiesel é uma alternativa para redução da emissão de poluentes atmosféricos. O consumo de biodiesel apresenta uma tendência crescente de expansão, por causa da maior conscientização dos dirigentes e da população de diversos países, bem como do estabelecimento de acordos internacionais para um mundo mais limpo. "Para o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que permitirá crescimento econômico em vários sentidos", afirma Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso a Distância CPT Produção de Biodiesel na Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online.
O setor agropecuário é o segundo maior gerador de empregos no país, atingindo outros setores por seus efeitos multiplicadores. O projeto de produção de biodiesel torna-se ainda mais importante quando visa a utilização de culturas com importância regional, para extração do óleo, como mamona, dendê e pequi, o que promoverá o desenvolvimento das regiões produtoras. Atualmente, o custo do biodiesel pode ser elevado comparado ao do óleo diesel mineral. Mas, no longo prazo, com a produção de oleaginosas em grande escala, os custos podem ser reduzidos, enquanto a expectativa é de um aumento na cotação do petróleo, principalmente pelo esgotamento das reservas. Assim, com o tempo, o biodiesel se tornará mais viável economicamente.
A produção de biodiesel pelo craqueamento apresenta-se como uma excelente alternativa para utilização em propriedades agrícolas, em regiões isoladas, principalmente porque o craqueamento é um processo bastante simples, não necessitando da adição de outros materiais, como álcool, para que ocorra o processo. Além disso, a microusina é uma estrutura relativamente de baixo custo e permite a produção em pequena escala, com volume de produção diária de 500 L de diesel. Dessa forma, o agricultor ou pequenas comunidades podem produzir combustível para uso próprio.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.