
Se você tem uma boa área e pretende gramá-la, a primeira dica a ser dada é: faça a análise do solo! Para isso, retire amostras do terreno onde o gramado será implantado, pelo menos três a seis meses antes do plantio.
A amostra do solo é levada até um laboratório de análise química, que indicará a necessidade de calagem e os teores de nutrientes do terreno. Caso seja necessário, faz-se a correção do solo de acordo com as indicações da análise, explica o professor Claúdio Coelho do Curso CPT de Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados.
Quando a área a ser gramada tem solo leve, apresenta boa profundidade e drenagem, basta arar, distribuir o calcário e gradear para incorporação do corretivo. A aração deve ser realizada com o mínimo de 90 dias de antecedência ao plantio e a uma profundidade de 20 a 25 cm.
São recomendadas duas gradeações: a primeira, logo após a aração, para incorporar o calcário e, a segunda, pouco antes da marcação das covas, visando eliminar as plantas daninhas e facilitar o trabalho de plantio. Após as gradeações, deve-se realizar o nivelamento do terreno, preenchendo os pontos baixos e aplainando as elevações.
Este procedimento tem a finalidade de facilitar o trabalho dos tratos culturais de seu gramado e, principalmente, o trabalho de colheita da grama.
Mas, atenção, as máquinas construídas para este tipo de trabalho são apropriadas para terrenos nivelados.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.