
A variedade de plantas que pode ser usada para elaborar um jardim vertical é muito grande. Estima-se que são mais de 500 espécies, em diversos tipos de combinações, de acordo com os objetivos do projeto. “Será possível ter uma única espécie ou fazer diferentes composições com plantas mais comumente utilizadas, como é o caso de ripsális, orquídeas, pingo-de-ouro, chifre-de-veado, entre outras”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Jardins Verticais - Implantação e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
A escolha das plantas será feita em função não apenas de fatores estéticos, mas também da biologia da planta, dependendo de sua adaptação a fatores de cultivo como luminosidade e tipo de sistema radicular. Para jardins a serem instalados em espaços externos, deve ser dada preferência a espécies resistentes ao tempo e à luminosidade. É recomendável misturar plantas que tenham a necessidade do mesmo volume de água. Assim, quando você for regar, não corre o risco de uma das plantas ficar molhada ou seca demais.
No momento da escolha das plantas, deve-se considerar as características ambientais e a decoração do local, para que possam crescer e harmonizar com o entorno, portanto, nem todas as espécies são adequadas para jardins verticais. As plantas mais indicadas para jardins verticais são as epífitas, além de plantas como filodendro, peperômias, hera roxa, cacto de primavera, planta alumínio e azulzinha.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.