
As plantas são compostas de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. "É a partir do trabalho conjunto e harmônico entre suas partes que as plantas se desenvolvem com sucesso", afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais, em Livro+DVD e Curso Online. Para entendermos melhor como se dá o desenvolvimento das plantas, é preciso conhecer sua estrutura e como funciona cada parte que a compõe. Vamos a elas:
Raiz
É responsável pela alimentação das plantas. É através dela que a planta absorve água, sais minerais e matéria orgânica, levando-os até o caule, onde serão distribuídos por toda a planta. Outras importantes funções da raiz estão relacionadas à respiração e à reserva de nutrientes. É responsável, também, pela fixação da planta ao seu substrato, podendo ser solo, troncos de árvores, como é o caso de algumas orquídeas, ou outro. As raízes podem ser subterrâneas, aquáticas ou aéreas.
Caule
É responsabilidade do caule a sustentação de ramos, folhas, flores, frutos e, quando modificado, apresenta estruturas como espinhos, gavinhas, bulbos e rizoma. É no caule que se encontram os vasos condutores de seiva bruta (xilema), que leva água, sais minerais, matéria orgânica, captados pelas raízes a todas as partes da planta. Já a glicose, que é a seiva elaborada, é conduzida por outro tipo de vaso, o floema. O caule recebe várias denominações: em árvores, chama-se tronco; nas plantas rasteiras e tenras, chama-se haste; em coqueiros e palmeiras, estipe; quando é dividido em nós, é denominado colmo e estolão.
Folhas
Fazer respiração, transpiração e fotossíntese constitui funções básicas das folhas, que se apresentam nas mais diversas formas: lanceoladas, oblíquas, lineares, entre outras, podendo ser simples ou compostas. Sua distribuição no caule pode ser verticulada, composta ou alternada.
Flor
É o órgão reprodutor da planta e contém a parte masculina (estame) e a feminina (pistilo) que é o ovário. É a fase mais crítica da planta, pois toda sua energia está direcionada para a atividade de reprodução.
Fruto
Quando a flor é fecundada, surge o fruto que é o ovário fecundado. Sua função é proteger a semente.
Semente
Sua função maior é a preservação da espécie, já que contém o código genético que permitirá o desenvolvimento de uma nova muda da planta.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.