
Ele tem origem asiática, é de pequeno porte, ornamental, considerado por muitos símbolo de sorte e fortuna e, ainda, conhecido como árvore de bandeja. Este é o Bonsai, magnífica espécie de planta, de extrema beleza, capaz de instigar naqueles que o cultivam a criação artística e a busca pela perfeição, exigindo paciência, dedicação, delicadeza e habilidade com as mãos.
Sejam eles floríferos ou frutíferos, os Bonsais necessitam de cuidados especiais pra estarem sempre belos e atraentes. São eles:
1- Apesar de muito usados como objeto de decoração em casas ou escritórios, os Bonsais necessitam de contato com o ambiente externo para manterem sua saúde. Portanto, em dias corriqueiros da semana, trate de tirá-los de ajeitá-los em jardins ou varandas para que possam se reestabelecer.
2- Não posicione o Bonsai perto de equipamentos que produzem calor para o seu funcionamento, por exemplo, geladeira, computadores e outros.
3- O fornecimento de água, iluminação e adubação, na quantidade certa, é necessário para o bom desenvolvimento da planta.
4- Ao regar, faça pela parte de cima, quando a terra estiver quase seca, e em pouca quantidade. Em dias quentes, é indicado regar duas vezes por dia. Em dias frios, regar apenas uma vez a cada dois dias. O excesso de água pode apodrecer a raiz do Bonsai, matando-o.
5- Iluminação forte e excessiva pode amarelar as folhas. Atente-se a isto.
6- Certifique-se da espécie do seu Bonsai e estude suas características e necessidades, pois cada tipo tem suas próprias especificidades.
7- A terra que se encontra no vaso do Bonsai, por si só, não será capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para manter a planta saudável. Sendo assim, procure orientação técnica para cuidar melhor da sua planta.
8- A cada dois anos, a princípio, será necessário fazer a troca de vaso, pois as raízes do Bonsai passam a ocupá-lo praticamente todo.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Artigonal.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.