
Pode-se afirmar com segurança que a estufa é uma estrutura fundamental para a criação comercial de peixes ornamentais. “Ela possibilita ao produtor realizar desovas durante os meses de inverno, aumentando a sua produção e possibilitando a comercialização dos peixes nas épocas de alta do mercado”, afirma Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.
As estufas são utilizadas para propiciar um ambiente aquecido para o cultivo dos peixes; fator este que aumenta a velocidade de crescimento e antecipa a desova e aumenta a sobrevivência dos filhotes. Mas como isso acontece? Por exemplo, quando o produtor solta em um tanque um peixe que se reproduz, mas não toma conta dos filhotes, sabe que essa cria vai ser atacada por predadores. Nesse aspecto, ele deve transferir a cria para a estufa, contribuindo assim para reduzir a mortalidade e aumentar a produção.
Com as espécies que tomam conta dos filhotes, a estufa permite manejar as desovas, separando-as dos pais e assim reduzindo o intervalo de tempo entre uma desova e a seguinte. Além de aquecer o ambiente, a estufa também impede a entrada de predadores, principalmente quando a água é pré-filtrada.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quero criar peixes ornamentais em caixas d'água. É possível?
- Nutrição de peixes ornamentais: como proceder
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.