
Peixes de boca pequena, desdentadas, rodeadas de barbilões curtos, alimentam-se de ração, minhocas, larvas de insetos e até caramujos, onivíparas, de água doce e podem chegar até 100 centímetros de comprimento - assim são as carpas. Sejam elas brancas, cinzas, amarelas, alaranjadas, pretas ou coloridas, quando mantidas em aquários e lagos artificiais, as carpas podem custar até R$ 10 mil, desde que suas cores apresentem-se vivas, nítidas, fazendo desenhos únicos, os quais cada uma delas leva estampada no corpo.
Para iniciar uma criação de carpas coloridas e ter sucesso em seu investimento, o criador deve tomar alguns cuidados. São eles:
1- Checar a temperatura, a oxigenação e o pH da água.
2- O desenvolvimento das carpas varia de acordo com o tamanho do espaço que habitam. Portanto, quanto maior o lago ou aquário, maior elas ficarão.
3- A limpeza do local onde as carpas são criadas é fundamental para o sucesso do negócio. Neste sentido, é importante estabelecer limpezas periódicas do local, filtros e equipamentos. Mas, atenção: é permanentemente proibida a utilização de produtos químicos nesta tarefa, já que os peixes são sensíveis, podendo até morrer. O ideal é trocar a água, mas não totalmente.
4- Seja por meio de bombas, cascatas ou quedas d'água, é importante que nunca falte oxigênio para as carpas.
5- Dosar e equilibrar a alimentação das carpas para evitar o excesso de excrementos e, consequentemente, doenças.
6- Excesso de cloro é prejudicial às carpas. Utilize um desclorificante sempre que os resultados das análises der alto, principalmente se a água utilizada na criação for de torneira. O pH também merece atenção: o ideal é entre 7 e 7,4.
7- Mantenha a temperatura da água em torno de 18°C. Devido a sua sensibilidade, as carpas sentem muito quando a temperatura da água não se mantém instável. Para se ter ideia, cada 1°C variado para seres humanos equivale a 5°C para elas.
8- Alimente as carpas sempre no mesmo lugar. Com o tempo, elas reconhecerão você como dono, permitindo, inclusive, carícias em seu corpo.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

EDVALDO OLIVEIRA MIRANDA
6 de out de 2020Olá bom tarde tenho um lago ornamental com água bem transparente mas percebi que minhas carpas estão ficando avermelhadas como se estivessem com infecção nesse mesmo lago temos comedores de algas e cascudos o que devo fazer para amenizar , obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de out de 2020Olá, Edvaldo!
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Recomendamos que procure consultar um especialista na criação de peixes, para que este profissional consiga orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Mirian
10 de set de 2020gostaria saber eu tenho uma carpa amarela clara ela esta com pontinho vermelho na pele,mas ela está tudo bem,a outra está risco branco na pele sera que elas esbarra na pedras, a ração que elas comem é cubos,mas não vejo elas crescerem muito, meu lago é dentro de casa onde era jardim de inverno,tem bomba com uv vocês podem mi ajudar por favor.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de set de 2020Olá, Mirian
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área em sua região para que o mesmo possa fazer uma analise de seu lago e do que esta acontecendo com sua carpa, para assim poder orientá-la de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika

NILSON JOSE DE FARIAS
19 de jul de 2020Eu sei q as tilápias deixam a água do laguinho escuro, as carpas também?

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de set de 2020Olá, Nilson
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
A limpeza do local onde as carpas são criadas é fundamental para o sucesso do negócio. Neste sentido, é importante estabelecer limpezas periódicas do local, filtros e equipamentos. Mas, atenção: é permanentemente proibida a utilização de produtos químicos nesta tarefa, já que os peixes são sensíveis, podendo até morrer. O ideal é trocar a água, mas não totalmente.
Atenciosamente,
Erika

Edinilson Gonçalves Dias
5 de out de 2019Bom dia, Gostaria de algumas dicas, tenha uma pequena represa no fundo de casa, com medidas de 1 metro de largura, por 1 metro de profundidade e 6 metros de comprimento. Tenho carpas no local, porém, ultimamente morreram vários peixes. Gostaria de saber se há produtos para controlar o pH da Água? Meu lago não possui filtro, pois a água vai embora por um cano ladrão. Tenho os peixes há 4 anos e recentemente eles começaram a morrer. Tem algumas dicas de como proceder?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de out de 2019Olá Edinilson Gonçalves Dias,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para saber se a água está com alteração no pH, é necessário realizar uma análise química, para a partir do resultado, ver se é necessária a utilização de algum produto para o controle.
É feito um controle da taxa populacional do tanque, pois o excesso de peixes pode ocasionar a morte de parte da população, devido a competição por oxigênio. Outro fator que pode resultar em mortandade e a presença de material orgânico na água, pois tais materias demandam oxigênio para serem decompostos, o que reduz a disponibildade do O2, resultando na morte dos peixes.
Sendo assim, o mais recomendado, é buscar ajuda de um profissional experiente na área, para que ele possa realizar o diagnóstico exato do problema, para que seja possível realizar o tratamento ideal.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Condomínio Alpes de Santana
23 de set de 2019Bom dia, As nossas carpas estão morrendo elas aparecem machucadas. Vocês poderiam dizer o motivo? Gostei das explicações que deram, parabéns são informações valiosas.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de set de 2019Olá Condomínio Alpes de Santana,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Como as carpas estão aparecendo machucadas, pode ser que elas estejam sendo atcadas por algum tipo de predador, ou brigando entre si. O ideal, é que procure um especialista, para que ele possa diagnosticar o real problema da mortandade.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Tiago
8 de jun de 2019Quero saber mais

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de jun de 2019Olá Tiago,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos sobre piscicultura.
Atenciosamente,
Victor Sampaio