WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alevinos: como são feitas as escolhas das matrizes?

As escolhas das matrizes podem ser feitas com base em alevinos, viveiros de reprodutores, identificação física e identificação eletrônica

Alevinos: como são feitas as escolhas das matrizes?

O conhecimento, mesmo que prévio, da morfologia dos peixes é fundamental para que o piscicultor faça a escolha de suas matrizes, as quais não devem apresentar sinais de anormalidade. Elziane Sandrim, Dr. Manuel Braz, Guido Salardani e Dr.ª Larissa Câmara, professores do Curso CPT Produção de Alevinos, explicam que as matrizes devem ser vigorosas e saudáveis.


Se a opção for selecionar reprodutores a partir de alevinos, alguns fatores devem ser considerados. Uma dica é capturá-los de locais diferentes, ou seja, de pelo menos dois lotes nos quais não haja grau de parentesco, evitando assim o risco de consanguinidade, que é definida como a relação entre indivíduos com um determinado grau de parentesco. São considerados consanguíneos os indivíduos que compartilham ao menos um ancestral em comum. Em um lote, as fêmeas podem ser separadas, enquanto em outro os machos.


Os reprodutores podem ser capturados diretamente de viveiros de produtores ou, ainda, seguindo a legislação vigente em cada estado, diretamente dos rios.
Essa abordagem economizaria considerável tempo, uma vez que algumas espécies demoram de 2 a 5 anos para estarem aptas à propagação hormonal.


Identificar as matrizes a serem utilizadas na reprodução é de suma importância.
Para isso, o piscicultor deve empregar recursos que facilitem ou permitam essa seleção.


Com esse dispositivo de identificação, o piscicultor pode acessar as informações de cada peixe, as quais devem estar cadastradas em um banco de dados.
Procedência, idade, peso, número de reproduções, volume de ovócitos, entre outras, são dados que o piscicultor pode obter de cada matriz, contanto que estejam devidamente identificadas em seu sistema de produção.

Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora o Curso Produção de Alevinos.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!