O botulismo é provocado pela bactéria Clostridium botulinum. Os primeiros casos dessa doença ocorreram com pessoas que haviam comido salsichas contaminadas, na bélgica em 1896. O botulismo pode ocorrer de três formas graves: há o botulismo infantil, o de ferida e o alimentar, sendo este último causado por intoxicação provocada pela ingestão de alimentos contaminados. Quando a bactéria Clostridium encontra condições favoráveis de crescimento no alimento (ausência de oxigênio, umidade, pH, nutrientes, potencial de oxi-redução, etc), produz uma poderosa toxina que, mesmo em quantidade pequena, poderá ter efeito letal. A toxina botulínica é uma das mais potentes que se conhece. Uma dose de 0,01 mg é suficiente para desencadear os sintomas da doença no homem.
* A presente dica é parte integrante do curso Treinamento de Manipuladores de Alimentos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.