WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual tipo de comedouro usar na criação de frango caipira?

Os comedouros, normalmente utilizados e disponíveis no mercado, utilizados na criação de galinhas caipiras são do tipo bandeja, tubular e automático helicoidal ou tubo flex

Qual tipo de comedouro usar na criação de frango caipira?   Dicas Cursos CPT


 

Os comedouros, normalmente utilizados e disponíveis no mercado, utilizados na criação de galinhas caipiras são do tipo bandeja, tubular e automático helicoidal ou tubo flex,  afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.

O tipo bandeja, confeccionado em plástico, chapa galvanizada ou madeira, é usado nos primeiros dias de vida dos pintos, dentro dos círculos de proteção, na proporção de um comedouro para 80 pintos. Esse tipo de equipamento necessita de cuidados especiais quanto à qualidade da ração. Por isso, é necessário peneirar a ração no mínimo duas vezes por dia, para retirar as fezes e a maravalha, a fim de manter as bandejas sempre limpas, bem como reabastecer a ração várias vezes por dia.

A partir do 5o dia, inicia-se a substituição dos comedouros bandeja pelos definitivos, que podem ser automáticos ou tubulares. Os tubulares têm a vantagem de serem mais práticos e baratos. Têm capacidade para 40 aves e devem ser distribuídos em fileiras equidistantes 2 m um do outro, para facilitar o abastecimento e o acesso das aves. O tubo é feito em chapa galvanizada, com capacidade para 3,5 (tubular infantil), 15 kg e 20 kg de ração, e os pratos são de alumínio, chapa galvanizada ou plástico.

Os comedouros de calha são mais eficientes na distribuição de ração, só que, às vezes, pode-se precisar de motores elétricos para a distribuição da ração, o que os torna um pouco mais caros, além de que não podem fornecer a ração no pasto pois não podem ser retirados facilmente em caso de chuva. Sempre que reabastecer os comedouros, recomenda-se batê-los para que os restos de ração se desprendam das suas paredes e sejam aproveitados (consumos). A regulagem da altura do comedouro deve ser feita periodicamente para evitar perda de ração.

O comedouro tipo helicoidal ou tubo flex é constituído por um sistema automático em linhas, o que permite ajustar a altura dessas linhas de acordo com o tamanho das aves. O prato, galvanizado ou de plástico, tem capacidade para atender a 40 galinhas caipiras. Seu funcionamento, relativamente fácil, consta de um depósito de ração, e sua distribuição nos pratos do circuito é feita por meio de tubos galvanizados com uma espiral (helicoidal). Esse sistema permite maior segurança para os pintinhos, diminui desperdícios de ração e reduz, consideravelmente, custos com mão de obra.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vou criar galinhas caipiras. Como devem ser os bebedouros?
Vai iniciar uma granja de galinhas caipiras? Escolha bem os pintinhos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?