
Ao nascer, "o bezerro não possui a capacidade de eliminar os principais patógenos envolvidos nas infecções. Justamente por isso, é necessário garantir que o animal receba os anticorpos por meio do colostro", explica Dr. Paolo Antônio Dutra Vivenza, professor do Curso CPT Clínica Médica de Bovinos.
Características das imunoglobulinas existentes no colostro:
- Fornecem a imunidade inicial (passiva) para o bezerro. Isso garante a saúde do animal especialmente nos primeiro 60 a 90 dias de vida que coincide com a fase de aleitamento.
- Possuem meia vida de aproximadamente 21 a 30 dias.
A concentração de gordura um pouco maior é importante, pois fornecerá energia em grande quantidade para o bezerro. Isso garantirá o controle de temperatura e menor concentração de lactose do colostro em comparação ao leite. Sendo assim, o colostro possui a função de fornecer imunidade passiva e também fonte nutricional para os bezerros.
Efeito laxativo do colostro
O efeito laxativo pelo trato gastrointestinal permite a secreção do mecônio, material fecal de cor esverdeada bastante escura, produzida pelo feto e normalmente expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento. Isso garante maior saúde intestinal ao neonato.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas: quando instalar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.