WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que acrescentar enzimas na alimentação de peixes?

O interesse no uso de enzimas na alimentação de peixes tem aumentado devido ao custo, cada vez maior, das matérias-primas tradicionais e a busca por outros ingredientes alternativos (cevada, aveia, arroz e trigo)

Por que acrescentar enzimas na alimentação de peixes?   Dicas Cursos CPT

 

O interesse no uso de enzimas na alimentação de peixes tem aumentado devido ao custo, cada vez maior, das matérias-primas tradicionais e a busca por outros ingredientes alternativos (cevada, aveia, arroz e trigo), afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes.

O uso de alimentos de origem vegetal em rações para peixes é uma alternativa para a substituição da farinha de peixe. Por outro lado, os alimentos de origem vegetal, geralmente, contêm mais da metade do seu fósforo na forma de ácido fítico, indisponível aos peixes.

A utilização de fitase, em ração isenta de proteína animal e deficientes em fósforo, resulta em melhorias no ganho de peso e conversão alimentar (FURUYA et al., 2001c). A suplementação de fitase em rações para tilápia-do-nilo melhora a digestibilidade da proteína, energia bruta e aumenta a disponibilidade do cálcio, fósforo, zinco, manganês e magnésio (GONÇALVES et al., 2005; BOCK et al. 2006), permitindo reduzir os níveis de proteína e fósforo nestas rações (FURUYA et al., 2005b).

Com a adição de fitase às rações, é possível reduzir a inclusão de fósforo inorgânico e, consequentemente, a descarga no ambiente de fósforo e nitrogênio originados da criação de peixes. As enzimas são consideradas, também, um meio de reduzir a contaminação ambiental com excretas e nutrientes, principalmente fósforo, nitrogênio, cobre e zinco. Além disso, existe uma preocupação em nível internacional, com a adição de aditivos antimicrobianos. A utilização de enzimas seria, portanto, uma alternativa para o uso de promotores antibióticos.

Conheça o Curso CPT Profissionalizante de Piscicultors, da área Cursos Profissionalizantes.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?