
Seus leitões recém-nascidos estão com 7 dias? Então é hora de mudar a forma de manejo, sabia? Abaixo algumas dicas do que fazer!
I- Quanto ao ferro
"O leitão filhote tem uma necessidade muito grande de ferro. Mesmo estando presente no leite da mãe, ainda pode ser insuficiente para o organismo dos filhotes", explica Rony Antonio Ferreira, professor do Curso CPT Manejo de Reprodutores Suínos. Assim, por volta do terceiro dia de vida, para evitar anemias, os leitões devem receber uma suplementação desse mineral em dose única intramuscular cervical de 1 a 2 mg.
II- Quanto à castração
No período de manejo da maternidade, apenas os machos são castrados, ação realizada entre 5 a 7 dias de vida, seja pelo método cirúrgico ou imunológico. A prática da castração ajuda a eliminar qualidades indesejáveis na carcaça.
III- Quanto ao pH estomacal
Outro manejo importante dos leitões é o controle do pH estomacal, que deve ser mais baixo para combater a instalação de patógenos no trato gastrintestinal. Pode ser feito acrescentando ácido na água de consumo, adicionando ácidos orgânicos na dieta ou oferecendo iogurte.
IV- Quanto ao arraçoamento
Quanto ao fornecimento de ração já na maternidade, é recomendada essa prática a partir do sétimo dia de vida dos filhotes, mesmo que o leite materno seja suficiente até a terceira semana, para estimular o crescimento intestinal e a formação de novos enterócitos. Essa ração deve ser fresca, altamente digestível e palatável e, de preferência, peletizada.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.