WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados com o leitão recém-nascido

Prestar assistência no parto é uma medida necessária e indispensável para que se possa garantir a vida e a saúde do leitão

Cuidados com o leitão recém-nascido - Logo ao nascer, o leitão deve ser submetido a técnicas de manejo que são primordiais para o seu desenvolvimento.

Logo ao nascer, o leitão deve ser submetido a técnicas de manejo que são primordiais para o seu desenvolvimento.

Logo ao nascer, o leitão deve ser submetido ao seguinte manejo: remoção dos restos fetais; atadura; corte e desinfecção do cordão umbilical e da cauda; e corte dos dentes. Em seguida, é posto em contato com o úbere da porca o mais rapidamente possível para primeira mamada.

É essencial limpar e secar os leitões. Essa limpeza consiste em retirar restos de placenta, principalmente das regiões da boca e da narina dos leitões. Esses restos podem obstruir as vias respiratórias, levando o animal à morte por asfixia. Para enxugar o leitão, utiliza-se um pano limpo ou uma toalha de papel. Essa medida previne o resfriamento e ativa a circulação do recém-nascido, melhorando seu desempenho logo após o parto.

Em primeiro lugar, limpa-se a cabeça do recém-nascido, removendo os líquidos fetais existentes ao redor da cavidade bucal e das narinas, para evitar a obstrução das vias respiratórias. A seguir, limpa-se o restante do corpo do leitão, massageando o dorso e a região pulmonar, para ativar a circulação e estimular a respiração. Quanto mais tempo o leitão permanecer úmido, maior a quantidade de calor perdido. Alguns leitões ao nascer ficam parcialmente ou totalmente envoltos pelas membranas fetais e podem morrer sufocados se não forem removidas imediatamente.

Após sua remoção, recomenda-se fazer uma massagem enérgica no leitão, para reanimá-lo.
Outra providência fundamental é cortar e curar o umbigo. O leitão nasce com baixa resistência à infecções devido a pequena quantidade de anticorpos. O umbigo é uma porta aberta, expondo o animal a contaminações diretas. Por essa razão, o cordão umbilical deve ser cortado logo após o nascimento do leitão. A área de corte fica a mais ou menos 3 cm de barriga. Em seguida, se faz a desinfecção ou cura do local com uma solução iodada.

Também é preciso cortar ou aparar os dentes porque os leitões nascem com oito dentes bastante pontiagudos e desenvolvidos, especialmente os caninos. Esses dentes devem ser cortados bem rentes à gengiva; ao cortá-los, devemos tomar o cuidado de não ferir a gengiva e nem a boca do leitão. A finalidade dessa prática é evitar acidentes que podem colocar em risco a porca e o próprio leitão.

Outra medida necessária é a pesagem dos leitões. Isso permite, fazer uma avaliação indireta da capacidade leiteira da porca por meio de pesagens consecutivas dos leitões – uma ao nascer e outra aos 21 dias de idade.

 

Aprimore seus conhecimentos. Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.

Acesse o link abaixo e aprenda mais sobre o assunto:


Detecção do cio em suínos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Bruna Santiago de Castro

14 de nov de 2019

Olá , tem um meses que minha porca deu cria.Nasceu 4 e uma morreu tem um dia. Ela era bem magrinha e não estava andando direito. Tem uma que tem uma bola em baixo dela .. outra eu trouxe pra casa pra cuida dela pq ela não está andado e se treme o tempo todo , gostaria de saber se posso da leite integral . Pq ela está assim e a outra q está com uma bola em baixo na barrinha?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov de 2019

Olá, Bruna

Como vai?

Neste caso, recomendamos que procure um medico veterinário na sua região para orientá-la de forma mais eficiente.

O CPT disponibiliza vários cursos na área de Suinocultura, sendo que ao adquirir e realizar os estudos do mesmo, o aluno aprimora seus conhecimentos, além de enriquecer sua grade curricular.

Link: https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodesuinos

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Oséas Lopes

8 de nov de 2019

Olá minha sogra tem uma criação de porcos. 70% dos filhotes depois de nascidos Caem parte do rabinho fica como se estivesse decepado ao meio. Tem que ficar aplicando remédio pra não dar bicho.Porque Caem?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de nov de 2019

Olá, Oséas 

Como vai?

Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Simone

6 de out de 2019

Oi. Gostaria de saber, o que fazer quando o porco aspire o pó da ração? Ele tá com falta de ar.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out de 2019

Olá Simone,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Espero que o seu porco tenha melhorado. Quando acontecer dele aspirar a ração, você poderá aplicar jatos de soro fisiológico nas narinas dele, para que ajuda na lavagem da ração e ele volte a respirar normalmente.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

 

Ingrid Santos Tavares

20 de set de 2019

Olá, Minha porca pariu há dois dias, porém, começou a avançar nos filhotes e os matou. Tentei colocá-los novamente perto dela, só que ela voltou a avançar neles. Então, decide criá-los na mamadeira, mas eles estão morrendo. Não sei o que fazer.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set de 2019

Olá Ingrid Santos Tavares,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Como os filhotes estão morrendo, o ideal é procurar por um médico veterinário, para que ele possa orientá-la da melhor maneira, de modo a reduzir a morte do restante dos filhotes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Samara Aparecida de Abreu da Costa

2 de set de 2019

Oi, A minha porca criou, mas tem dois filhotes que não andam mais, pois a mãe pisou neles, só que tem um que está com à barriga muito dura. O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2019

Olá Samara Aparecida de Abreu,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é procurar por um médico veterinário, para que ele indique o que é melhor a ser feito com os leitões que foram pisoteados, e o que pode estar ocasionando a barriga dura.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

 

Jaqueline

6 de ago de 2019

Oi, boa tarde. A porca deu cria no sábado, quando chegamos ela já tinha dado cria e tinha dois mortos. Na terça, quando cheguei tinha mais dois mortos. O que será que está acontecendo? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de ago de 2019

Olá Jaqueline,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O que pode estar resultando a morte dos leitões é o pisoteio por parte da porca. O ideal será deixar os leitões separados, para que não ocorra mais pisoteamento.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Júlia

22 de jul de 2019

Uma porca nossa criou e rejeitou uma fêmea que nasceu bem menor que os demais. Estamos alimentando o filhote com mamadeira. Parece que ela está resfriada, apesar de estarmos cuidando em casa. Com o narizinho entupido. O que fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jul de 2019

Olá Júlia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que vocês estão cuidando dela em sua casa. Em relação ao focinho entupido, poderá ser utilizado o soro fisiológico para a realização da limpeza da narina. Como o auxílio de uma seringa, você irá dar jatos de soro em cada narina.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Hylare

13 de jul de 2019

Bom dia, Minha porca pariu já faz 4 dias, mas ela pisou em 7 dos filhotes. O que eu faço?

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jul de 2019

Olá Hylare,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ela chegou a amassar os filhotes? Você deverá acompanhar com certa freqência e caso ocorra novamente, separar os leitões da porca, e levá-los apenas para mamar.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Mariana

11 de jun de 2019

Existe injeção para dar pra porca dar leite? Se sim, qual o nome e como aplicar

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jun de 2019

Olá Mariana,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Existe alguns hormônios que são utilizados para o estímulo da produção de leite, porém, estes devem ser receitados por médicos veterinários.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Mariana

7 de jun de 2019

Bom dia... Minha porca deu cria, os filhotes morreram quase todos. Já é a segunda vez que isso acontece, nenhum consegue sobreviver o que eu faço para que eles vivam? Eu estou com dois filhotes em casa, porque a porca já não alimentava as crias. Eles agora estão meio triste e mole. Não estão querendo mamar só ficam deitados. O que eu devemos fazer com eles? Eu estou dando leite integral.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jun de 2019

Olá Mariana,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Neste caso, o ideal é que procure um médico veterinário, para que ele possa lhe indicar o melhor procedimento a ser adotado com essa porca, e também, aos 2 leitões que ainda restam.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!