
Um dos maiores desafios da suinocultura moderna é fazer com que as fêmeas em lactação consumam a quantidade necessária de ração. Com o melhoramento genético, as fêmeas tornaram-se mais produtivas em termos de tamanho de leitegada e produção de leite, mas o tamanho do estômago não aumentou.
“Para se ter uma ideia, uma fêmea moderna pare de 10 a 12 leitões e produz em média 10 L de leite diário, dos 7o ao 20o dias de lactação”, afirma Dr. Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes.
Para atender a essa produção, esta deveria consumir 8 kg de ração por dia. Como o consumo convencional, sob condições normais, varia de 5 a 6 kg por dia, as fêmeas completam a diferença usando suas reservas corporais de gordura. Isto ainda se torna pior em fêmeas primíparas.
Estas matrizes estarão em lactação e em fase de crescimento em um mesmo momento. Assim, o seu desgaste será ainda maior do que uma fêmea mais velha. Quanto maior o desgaste da fêmea, mais a sua vida reprodutiva futura será acometida.
O consumo ideal da porca em lactação deve ser equivalente a 1% do peso vivo, para sua manutenção, e 1/2 quilo a mais para cada leitão amamentando.
Objetivos de um programa nutricional para fêmea moderna durante a fase de lactação:
♦ Não perder peso corporal em demasia,
♦ Permitir um rápido retorno ao cio,
♦ Possibilitar uma boa performance no próximo parto,
♦ Desmamar leitões com boas condições.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Melhoramento genético de suínos: como proceder?
- Suinocultor: atenção especial à maternidade!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.