
Na suinocultura, a maternidade é uma instalação indispensável e destinada ao parto de porcas gestantes, afirma Dr. Paulo César Brustolini, professor do Curso CPT Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes.
Deve ser preparada higienicamente para receber as matrizes, deve oferecer segurança às porcas e, principalmente, deve oferecer proteção aos leitões recém-nascidos contra esmagamento quando a porca se deita.
A maternidade deverá ser provida de fontes de calor (campânulas). Uma lâmpada de luz infravermelha de 250 watts situada entre 30 e 60 cm do piso, também podem ser usadas lâmpadas comuns, que deverão ser testadas por ocasião do parto e escamoteadores (casinhas para abrigar leitões). A temperatura interna deverá ser regulada em torno de 26 a 32o C.
O preparo da maternidade antes do parto inclui lavação completa, remoção de restos e desinfecção das instalações. E para receber as matrizes gestantes, as gaiolas de maternidade já deverão estar limpas e desinfetadas. É importante observar o vazio sanitário, pelo menos, durante dez dias.
Por que o parto merece atenção?
O parto é a expulsão dos fetos do útero após o seu completo desenvolvimento. É o momento de maior importância na produção de suínos. Qualquer problema que ocorrer durante o parto pode afetar drasticamente a eficiência, tanto da porca quanto do leitão.
Gostou do assunto? Leia também:
- Melhoramento genético de suínos: como proceder?
- Porca em lactação: qual o consumo ideal de ração?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.