
Você, suinocultor, sabia que o manejo alimentar correto durante a gestação proporciona o desenrolar tranquilo da prenhez, a boa produtividade no período de lactação, tem influência no intervalo desmama-cio, a longevidade da porca, e o tamanho, peso e uniformidade adequados da leitegada? Pois, acredite, é verdade!
Para atender a todas essas ações, o plano nutricional das fêmeas na gestação se divide em três fase
- Fase 1: Fertilização
Tem o objetivo de fornecer o aporte nutricional adequado à sobrevivência dos embriões, uma vez que tanto a falta quanto o excesso de alimento pode levar ao aumento da mortalidade embrionária.
- Fase 2: De 20 a 80 dias de gestação
Nessa fase, chamada de terço médio, a alimentação atua, sobretudo, na recuperação das condições corporais das matrizes, ou seja, corrigir o escore de condição corporal das fêmeas. Além disso, nesta fase, busca-se favorecer o desenvolvimento de fibras musculares dos conceptos com o plano de nutrição adequado.
- Fase 3: De 80 a 114 dias de gestação
O foco do manejo alimentar realizado nessa fase é o desenvolvimento mamário (75 a 90 dias) e, principalmente, o crescimento exponencial do feto, visando alcançar peso satisfatório ao nascimento.
"As quantidades adequadas de energia, proteínas, gorduras, fibras, aminoácidos, vitaminas, entre outros devem ser estipuladas conforme as orientações dos manuais da genética dos animais criados na granja", explica Rony Antonio Ferreira, professor do Curso CPT Manejo de Reprodutores Suínos.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.