
Os laudos da análise química do solo não são padronizados, de modo que cada laboratório pode apresentar os resultados em unidades de medida ou em métodos de análises diferentes, explica Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso CPT Interpretação de Análise de Solo para Recomendação de Calagem e Adubação.
Devido a isso, as unidades de medidas apresentadas nos laudos também podem ser diferentes daquelas adotadas nas tabelas de referência, exigindo, assim, as conversões correspondentes.
Também, deve-se dar atenção aos extratores utilizados pelos laboratórios, pois eles influenciam nos resultados obtidos, sendo importante utilizar as tabelas de referência que consideram o mesmo extrator.
Algumas informações para correta interpretação do laudo:
• O que deve ser comparado com as tabelas de referência são as classes quantitativas apontadas nos laudos.
• O laudo não fornece os dados sobre nitrogênio porque ainda não existe um método confiável para quantificar o teor de N presente o solo. Em virtude disso, para culturas anuais, são determinadas doses de N diretamente relacionadas à exigência da cultura a ser plantada e à produtividade esperada, sem considerar a amostragem do solo.
• Para avaliação do pH, interpretar o dado obtido a partir da mesma substância considerada na tabela consultada (em H2O, se em SMP, ou em CaCL2).
• Para avaliar o resultado do fósforo no qual foi usado o extrator Mehlich-1, deve-se considerar a capacidade de tampão do solo determinada pelo teor de argila no solo ou, preferencialmente, pelo P-Rem.
• O potássio é o elemento que mais apresenta variação de unidade entre os laboratórios, exigindo bastante atenção durante sua interpretação.
• A análise de 20 a 40 cm de profundidade aponta como estão as condições para o crescimento das raízes em relação ao teor de alumínio trocável e a quantidade de Ca e Mg disponível.
Assim, sempre que: Ca2+ c/dm3, Al3+ > 5 mmolc/dm3 e saturação de Al > 50%, deve-se efetuar a correção do solo nessa faixa com gesso agrícola.
Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT: Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

CICERO PEREIRA DA SILVA
16 de set. de 2022Bom dia. Facço um curso com vocês sobre Interpretação de Análise de Solo para Recomendação de Calagem e Adubação. Tenho uma pergunta. Quem é de fato que pode Assinar o Laudo Técnico de Análise de Solo? Eu posso assinar depois que concluir esse Curso? Att, Prof. Cícero Pereira da Silva Biólogo.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de set. de 2022Olá, Prof. Cicero Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site.
A sua consultora entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre sua duvida.
Abraços!
Mariana Teixeira