
O conforto ambiental é essencial para a produtividade do plantel, uma vez que a galinha caipira utiliza 80% da energia ingerida para manter a homeotermia, e apenas 20% para a produção.
Tanto em ambiente com temperatura mais alta do que o apropriado, quanto em temperaturas mais baixas, as aves necessitaram “regular” a sua temperatura, demandando gastos de energia que poderiam estar sendo aproveitados na produção, afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
No calor, as aves procuram sombra, lugares frescos, expõem-se mais ao vento, e preferem pisos mais frios, aumentando o consumo de água e diminuindo o consumo de alimentos. Já no frio, as aves buscam o sol, procuram lugares quentes, fogem do vento e preferem os pisos mais quentes, diminuindo o consumo de água e aumentando o consumo de alimentos.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Vou criar galinhas caipiras. Como devem ser os bebedouros?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.