
A famosa árvore de natal, que pode ser comprada em qualquer loja de variedades nessa época do ano, pode ganhar uma dedicação especial e também pode deixar sua casa ainda mais requintada: basta usar um pinheiro de verdade como decoração! Outra vantagem é que, além de decorar, o pinheiro também pode ser utilizado em jardins e quintais após o fim das festividades natalinas.
Eduardo Elias, professor do Curso a Distância CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, explica que o pinheiro é uma planta versátil, e pode ser utilizado para complementar a decoração natalina, mas é preciso ter cuidado ao utilizá-lo para esse fim.
O pinheiro, planta conífera, não suporta ficar muito tempo em locais fechados e longe do ambiente natural, o que faz com que ele não seja indicado para ambientes internos. Por conta disso, a decoração deverá ser feita mais tardiamente, após o dia 5 de dezembro. Isso garantirá que ela chegue bonita no natal
Antes de adquirir a sua planta, certifique-se da idoneidade do vendedor, para que a planta não morra em pouco tempo. Plantado em um vaso, ele deverá ter raízes, caso o contrário, trata-se apenas de uma planta arrancada e colocada em um vaso para venda, que poderá amarelar em pouco tempo.
Cuidados
Para deixá-lo dentro de casa, deve-se escolher um canto fresco, para que as altas temperaturas não agilizem a desidratação da planta. O local também não pode receber luz solar direta, sendo recomendado girar o vaso a cada semana, para que todas as folhagens obtenham iluminação.
A rega deverá ser feita com pouca água, aproximadamente 3 vezes por semana. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Não coloque um prato embaixo do vaso para que a planta na se afogue. Para checar, coloque a mão na terra. Caso seus dedos saiam limpos, regue a planta.
Enfeites
Para decorar, não utilize enfeites pesados, que poderão entortar os galhos, e dê preferência aos pisca-piscas de led, para que o calor produzido pelas lâmpadas comuns não seque e nem queime o pinheiro.
Após o natal
Com as condições adequadas, ele durará aproximadamente 20 dias e deverá ser desmontado após esse período, pois começará a murchar. A árvore não deve ser descartada, podendo ser utilizada em quintais e vasos maiores. Basta retomar a atenção com os cuidados e transportá-la para um local sombreado, o que fará com que ela se acostume com o orvalho da noite.
Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Treinamento de Jardineiro
Arborização Urbana
Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.