WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de galinhas: animais com diarreia

A diarreia em galinhas pode ser de origem parasitária e causada pela má higiene das instalações

Criação de galinhas

A criação de galinhas é uma boa fonte de renda para os criadores, uma vez que, além da comercialização de ovos, também é possível comercializar a sua carne. Porém, mesmo que as expectativas sejam as melhores, a criação de galinhas precisa de alguns cuidados para que o produtor não perca animais e, consequentemente, sofra com prejuízos.

Luiz Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, ressalta que é imprescindível estar atento à saúde dos animais, que, além de morrer, podem contaminar outros e produzir perdas econômicas significativas ao avicultor.

Apresentaremos nesse artigo um dos problemas que podem aparecer na criação de galinhas: a diarreia. Galinhas com fezes esbranquiçadas, odor forte e aspecto grudento. O que fazer?

Esses sintomas indicam que a galinha está com alguma doença parasitária, que está presente na criação. Ao se instalarem no estômago das aves, esses parasitas provocam uma inflamação desse órgão, o que origina fezes como a descrita acima.

Sintomas

Provocam também a perda de apetite, e, por conta disso, apresentam redução de peso e se tornam animais apáticos. As galinhas doentes manifestam também sonolência, sede intensa, além de febre.

Causas

A falta de higienização no local onde as galinhas vivem é a principal responsável pela propagação da doença. É transmitida de forma mais fácil a partir do contato com dejetos de outros animais, alimentos estragados, camas úmidas e águas sujas. Tudo somado ao calor e umidade, que criam um ambiente propício para a propagação da doença.

Tratamento

Para tratar as aves contaminadas, deve isolá-las das demais e aplicar antibióticos, que devem ser prescritos apenas por um veterinário. Além disso, toda a área onde as galinhas vivem, deve ser higienizada para eliminar qualquer forma de contágio, incluindo instalações a acessórios do galinheiro. Em caso de verminose, deve-se aplicar vermífugos nos animais.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Avicultura:

Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Fonte: Maria Virgínia F. da Silva para Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!