WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais os tipos de tratamento na madeira de eucalipto?

Como a madeira de eucalipto é suscetível a deterioração, ela deve passar por tratamento, o que aumenta a sua durabilidade

Quais os tipos de tratamento na madeira de eucalipto?

“A madeira de eucalipto é utilizada em construções, tanto no meio urbano como no meio rural, pois proporciona conforto térmico, permite a pré-moldagem e apresenta fácil manuseio. Além disso, embora inflamável, ela é mais resistente ao fogo e leva mais tempo para queimar. Entretanto, como é suscetível à deterioração, ela deve passar por tratamento”, explica José Tarcísio da Silva Oliveira, engenheiro florestal e professor do Curso CPT Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda.

Quais os tipos de tratamento na madeira de eucalipto?

Autoclave


A autoclave é equipamento capaz de suportar forte pressão e total preenchimento com o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso). Esse tratamento é indicado para madeira de eucalipto seca e sem casca, que passa por contínuo contato com agentes deterioradores, presentes na natureza. Ao ser tratada na autoclave, a madeira de eucalipto dura 25 anos. Este é o tratamento que proporciona maior durabilidade à madeira.

Banhos a quente e a frio


Nesse tratamento, a madeira de eucalipto é submersa em banhos a quente e a frio. O banho a quente leva em torno de 2 horas. A alta temperatura reduz a viscosidade do preservativo para aumentar a sua absorção. No processo, parte do ar dos poros expandidos é expulsa. O espaço vago é preenchido com o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso). Em seguida, a madeira passa por banho a frio, por quatro horas (ou mais), para que o ar retraia e a madeira absorva o produto.

O tratamento com banhos a quente e a frio é indicado para madeira seca e sem casca, que mantém contato com a água ou o solo. Ao ser tratada por esse processo, a madeira de eucalipto dura 20 anos.

Pincelamento


O pincelamento permite que o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso) entre em contato com a superfície da madeira para aumentar a sua conservação. Esse tratamento é indicado para madeira seca, que permanece em ambiente seco, sem contato com água ou solo, nem exposta a agentes deterioradores. Ao ser tratada com pincelamento, a madeira de eucalipto dura cerca de 6 anos.

Substituição da seiva


Nesse tratamento, a seiva do eucalipto é substituída pelo preservativo hidrossolúvel. Ele é geralmente indicado para madeira verde, recém-cortada e com formato roliço, utilizada em mourões e estacas. Também é um dos mais utilizados por ser barato, rápido e eficiente, com durabilidade da madeira de eucalipto em torno de 15 anos.

A substituição da seiva pode ocorrer por transpiração radial (solução preservativa penetra quando a seiva evapora). Outra técnica de substituição da seiva é a bolcherie (seiva retirada por pressão para receber o preservativo hidrossolúvel).

Conheça os Cursos CPT da Área Produtos Florestais:

Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda

Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda

Cultivo de Eucalipto

Fonte: Promad

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Yan Dantas

22 de nov. de 2021

Bom dia. excelente conteúdo. tenho uma duvida, talvez possam me ajudar. eu tenho algumas madeiras nativas como guarabu e acapu que usava para plantio de pimenta-do-reino. porem, essas estacas foram retiradas de um local com presença de fusarium e eu gostaria de plantar pimenta nelas novamente em outro local. como posso fazer para higienizar essas estacas? obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jan. de 2022

Olá, Yan! Tudo bem? 

Ficamos felizes pelo feedback! 

Então, como não estamos presentes para fazer uma avaliação correta, recomendamos que procure especialista no assunto, para que ele te oriente melhor sobre isso. 

Abraços! 

Lorena 

Roberto Rozo

9 de out. de 2021

Olá boa tarde, gostaria de saber se posso fazer o tratamento do eucalipto assim que foi cortado, ou tem algum prazo espessifico? Um amigo me passou um tratamento que ñ sei se vcs aprovam,disse pra passar oléo diesel,deixa seca de um dia pra outro, passa veneno regente ,deixa secar de um dia pra outro, e depois outra vez diesel será que funciona mesmo, um abraço à vcs aguardo o contato, ótima tarde..

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de dez. de 2021

Olá, Roberto! Como vai?

Agradecemos sua visita em nosso site!

Sugerimos que procure um Engenheiro Agrônomo especializado na área de Cultivo de Eucaliptos para te ajudar com os cuidados em sua plantação.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli.

Cícero Ferreira de Lima

17 de jul. de 2021

Eu leio estes artigos para conhecer os processos e explicar às pessoas que sempre perguntam sobre estes assuntos. Geralmente quem faz cerca para prender gado. Tem pessoas que não acreditam que o eucalipto possa durar quinze ou vinte anos na terra. Eu tenho prova disso. Comprei palanques de eucalipto e recebi certificado de quinze anos. Isso há mais de vinte anos e ainda estão bons.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jul. de 2021

Olá,Cícero Ferreira

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos e repassar o seu aprendizado para outras pessoas.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!