
“A madeira de eucalipto é utilizada em construções, tanto no meio urbano como no meio rural, pois proporciona conforto térmico, permite a pré-moldagem e apresenta fácil manuseio. Além disso, embora inflamável, ela é mais resistente ao fogo e leva mais tempo para queimar. Entretanto, como é suscetível à deterioração, ela deve passar por tratamento”, explica José Tarcísio da Silva Oliveira, engenheiro florestal e professor do Curso CPT Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda.
Quais os tipos de tratamento na madeira de eucalipto?
Autoclave
A autoclave é equipamento capaz de suportar forte pressão e total preenchimento com o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso). Esse tratamento é indicado para madeira de eucalipto seca e sem casca, que passa por contínuo contato com agentes deterioradores, presentes na natureza. Ao ser tratada na autoclave, a madeira de eucalipto dura 25 anos. Este é o tratamento que proporciona maior durabilidade à madeira.
Banhos a quente e a frio
Nesse tratamento, a madeira de eucalipto é submersa em banhos a quente e a frio. O banho a quente leva em torno de 2 horas. A alta temperatura reduz a viscosidade do preservativo para aumentar a sua absorção. No processo, parte do ar dos poros expandidos é expulsa. O espaço vago é preenchido com o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso). Em seguida, a madeira passa por banho a frio, por quatro horas (ou mais), para que o ar retraia e a madeira absorva o produto.
O tratamento com banhos a quente e a frio é indicado para madeira seca e sem casca, que mantém contato com a água ou o solo. Ao ser tratada por esse processo, a madeira de eucalipto dura 20 anos.
Pincelamento
O pincelamento permite que o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso) entre em contato com a superfície da madeira para aumentar a sua conservação. Esse tratamento é indicado para madeira seca, que permanece em ambiente seco, sem contato com água ou solo, nem exposta a agentes deterioradores. Ao ser tratada com pincelamento, a madeira de eucalipto dura cerca de 6 anos.
Substituição da seiva
Nesse tratamento, a seiva do eucalipto é substituída pelo preservativo hidrossolúvel. Ele é geralmente indicado para madeira verde, recém-cortada e com formato roliço, utilizada em mourões e estacas. Também é um dos mais utilizados por ser barato, rápido e eficiente, com durabilidade da madeira de eucalipto em torno de 15 anos.
A substituição da seiva pode ocorrer por transpiração radial (solução preservativa penetra quando a seiva evapora). Outra técnica de substituição da seiva é a bolcherie (seiva retirada por pressão para receber o preservativo hidrossolúvel).
Conheça os Cursos CPT da Área Produtos Florestais:
Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda
Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda
Fonte: Promad
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.