WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Artigos sobre a área Produtos Florestais

Quais os tipos de tratamento na madeira de eucalipto?

A madeira de eucalipto é utilizada em construções, tanto no meio urbano como no meio rural, pois proporciona conforto térmico, permite a pré-moldagem e apresenta fácil manuseio. Além disso, embora inflamável, ela é mais resistente ao fogo e leva mais tempo para queimar. Entretanto, como é suscetível à deterioração, ela deve passar por tratamento.

Veja a melhor forma de plantar eucalipto

Plantar eucalipto é uma forma promissora e lucrativa de diversificar as atividades rurais. Além de fornecer carvão para várias indústrias, a madeira do eucalipto serve para construir mourões para cercas, bem como tábuas para a indústria moveleira e construção civil. Dessa forma, o produtor aproveita as áreas obsoletas da propriedade rural e aumenta a renda familiar.

Tratamento de madeiras para cercas

Quem possui uma propriedade rural sabe da importância de cercá-la, seja para evitar a evasão dos animais ou até a entrada de pessoas e animais indesejados. Na hora de adquirir as madeiras para construir a cerca, o preço pode assustar, pois, a madeira por si só já tem um custo muito grande, e, para usá-la em cercas ela precisa estar tratada.

Tensões de crescimento em madeira de eucalipto

Um dos principais fatores que contribui para a depreciação da madeira serrada de eucalipto, são as tensões de crescimento. BAENA (1982) afirma que os defeitos como rachaduras e empenamentos estão associados às tensões internas, que se manifestam após o abate das árvores, com maior intensidade nas idades mais jovens, diminuindo consideravelmente com o amadurecimento da árvore.

O que faz a madeira de eucalipto apodrecer?

O apodrecimento da madeira de eucalipto decorre da atuação de enzimas produzidas pelos fungos, a partir de vários biocatalisadores, onde cada uma dessas substâncias desenvolvem funções específicas, com a aceleração ou o controle das reações bioquímicas. A quebra enzimática, por sua vez, consiste basicamente na transformação dos componentes insolúveis da madeira, em produtos...

Plantação de eucalipto - como fazer a limpeza da área

Em uma plantação de eucalipto, as operações de limpeza da área, ou seja, o controle de ervas daninhas, variam em função do tipo de vegetação e de topografia, podendo ser manuais, mecanizadas ou químicas.

Plantação de Eucalipto - como combater as saúvas e os quenquéns

O plantio do eucalipto é muito semelhante ao plantio de outras espécies agronômicas propagadas por mudas. Antes, porém, deverão ser controladas as plantas que possam concorrer com as mudas em sua fase de estabelecimento, logo após o plantio. Estas plantas, além de competir por água e nutrientes, crescem rápido e podem abafar as mudas recém-plantadas. Outro cuidado importante é o...

Mogno africano - espécie importada ganha espaço entre os agricultores

O mogno africano, como o próprio nome diz, é originário da África, mais especificamente dos países: Costa do Marfim, Angola, Nigéria, República dos Camarões, Gabão e Congo. É uma árvore de clima tropical úmido e subtropical, levando vantagem sobre seus pares, que pertencem à mesma família Meliaceae, como o mogno-brasileiro e a andiroba, já que é mais resistente a pragas como a...

Eucalipto - florestas plantadas contribuem para o aumento da produção mundial de madeira

As florestas plantadas são consideradas importantes fontes de matéria-prima, contribuindo para a redução de um provável déficit mundial de madeira e entre as espécies mais procuradas e promissoras, destaca-se o Eucalipto.

Principais microrganismos que atacam a madeira

Os organismos deterioradores da madeira podem ser classificados em duas categorias distintas. A primeira diz respeito àqueles organismos não xilófagos, ou seja, não se alimentam da madeira, mas podem causar a sua deterioração. Entre eles, podem estar aqueles eventuais, como aves, roedores e o próprio homem, além dos habituais, como alguns perfuradores marinhos, insetos e também aves,...

Fique por dentro das novidades!