WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é e como realizar a Reposição Florestal Obrigatória?

A reposição florestal obrigatória é regulamentada por leis estaduais e tem o principal objetivo de minimizar impactos ambientais

Floresta - imagem ilustrativa

Os Pesquisadores da EMATER, professores do Curso CPT Reposição Florestal, destacam que atualmente, em uma sociedade cada vez mais preocupada com o meio ambiente, a discussão sobre ele é sempre colocada como prioridade, abrangendo uma série de conceitos e ações que visem minimizar os impactos que vem atingindo-o.

Nesse contexto, está a Reposição Florestal Obrigatória (RFO), uma medida legal que tem o objetivo de diminuir, compensar ou reparar o corte de árvores nativas ou a recuperação de áreas degradadas, regulamentada por leis estaduais que estabelecem procedimentos para o cumprimento e a fiscalização da Reposição Florestal nos estados da federação.

No estado de Minas Gerais, para exemplificar, de acordo com a Resolução Conjunta IEF/SEMAD Nº 1.914 de 05 de setembro de 2013, fica obrigada a efetuar a reposição florestal, a pessoa física ou jurídica, que industrialize, comercialize, beneficie, utilize ou consuma matéria-prima vegetal oriunda de supressão de vegetação nativa ou de florestas de produção vinculadas à Reposição Florestal provenientes do Estado de Minas Gerais.

Logo, esse processo legal tem duas principais funções:

- A de manter sempre ativo o estoque de matéria-prima florestal que é consumida por pessoas físicas ou jurídicas;
- E a de reparar os danos causados ao Meio Ambiente, compensando o uso dos recursos naturais.

A realização da RFO

Há duas situações que demandam ações diferentes para a RFO:

- Para os consumidores de produtos florestais, essa reposição pode ser feita: com o plantio próprio em terras particulares ou de terceiros; ou com o recolhimento bancário dos valores correspondentes ao custo de plantio de árvores.
- Para degradadores ou utilizadores dos recursos naturais, o plantio de árvores no próprio local do dano ou do objeto do licenciamento é necessário para repor a “floresta” utilizada. Quando isso não for possível devido à falta de condições técnicas ou locacionais para o plantio no local, ele poderá ser realizado nas proximidades, desde que esteja dentro da mesma micro bacia hidrográfica.

Ainda, de acordo com o IBAMA, é importante ressaltar que o responsável por explorar vegetação em terras públicas, bem como o proprietário ou possuidor de área com exploração de vegetação, sob qualquer regime, sem autorização ou em desacordo com essa autorização, fica também obrigado a efetuar a reposição florestal.

Benefícios da RFO

Como é possível perceber, o caráter obrigatório não é apenas uma questão burocrática, como também benéfica ao meio ambiente. Dentre as vantagens da RFO, destaca-se o aumento da área reflorestada da região, uma maior oferta de matéria-prima para consumidores, a diminuição do preço do produto para os consumidores, uma menor pressão sobre os remanescentes naturais e a manutenção da biodiversidade.

O cálculo para a reposição

Por exemplo, no caso de consumidores, o cálculo para a reposição florestal obrigatória será determinado pela legislação estadual. Ainda utilizando Minas Gerais como modelo, a Lei Nº 18.365, de 01 de setembro de 2009, determina que a reposição florestal será calculada com base no percentual de consumo ou utilização de produto ou subproduto de formação nativa em relação ao consumo ou à utilização total de produto ou subproduto da flora por pessoa física ou jurídica, da seguinte forma:

i. Até 5%: reposição em volume equivalente ao do consumo;
ii. de 5,1% a 12%: reposição em volume equivalente ao dobro do consumo;
iii. de 12,1% a 15%: reposição em volume equivalente ao triplo do consumo.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Produtos Florestais:

Reposição Florestal
Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda
Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda

Fontes: FIA – Fundação Instituto de Administração – fundacaofia.com.br
Legis Web – legisweb.com.br
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – ibama.gov.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José divaite

6 de ago. de 2023

Gostei da plataforma

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago. de 2023

Olá, José divaite! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!