WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veja a melhor forma de plantar eucalipto

Plantar eucalipto é uma forma promissora e lucrativa de diversificação das atividades rurais

Veja a melhor forma de plantar eucalipto

Plantar eucalipto é uma forma promissora e lucrativa de diversificar as atividades rurais. Além de fornecer lenha e carvão para várias indústrias, a madeira do eucalipto serve para construir mourões para cercas, bem como tábuas para a indústria moveleira e construção civil. Dessa forma, o produtor aproveita as áreas obsoletas da propriedade rural e aumenta a renda familiar”, destaca Celso Trindade, engenheiro florestal e professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo de Eucalipto.

Local do plantio


Embora as espécies de eucalipto cultivadas no país se adaptem muito bem a várias regiões e terrenos, é indispensável escolher uma área distante do meio urbano. Dessa forma, é possível plantar um número maior de árvores, tendo em vista a ampla extensão da área. Não importa se o terreno é acidentado ou plano, os eucaliptos se desenvolvem bem em ambos. Entretanto, o local do plantio deve apresentar facilidade no acesso para maior mobilidade dos funcionários e escoamento da madeira.

Organização dos carreadores


Como já mencionado, a área para cultivo de eucalipto deve ser extensa para permitir o plantio de várias mudas e, assim, tornar o negócio ainda mais rentável. Com isso, também será mais fácil organizar os carreadores, isto é, áreas livres entre uma e outra fileira de eucaliptos. A função de se planejar carreadores é melhorar o acesso dos funcionários aos eucaliptos, além de viabilizar a ligação entre lavoura e propriedade rural.

Esses caminhos abertos entre as fileiras de eucaliptos devem apresentar a distância de, pelo menos, 5 metros. Dessa forma, os raios solares não serão bloqueados pelas copas das árvores, o que aumenta a luminosidade local e torna mais simples o acesso dos caminhões até os eucaliptos.

Espaçamento entre mudas


As mudas de eucalipto devem ser plantadas a uma boa distância umas das outras para otimizar as atividades na área do plantio. Caso contrário, a proximidade entre as árvores dificultaria o bom desenvolvimento dos eucaliptos, além de inviabilizar as podas e o corte da madeira. Sendo assim, torna-se estritamente necessário planejar muito bem o espaçamento entre mudas. Mesmo porque ele depende da espécie de eucalipto cultivada e da finalidade do cultivo.

Com o espaçamento adequado às exigências de cada espécie de eucalipto e aos objetivos do cultivo, as árvores absorvem melhor os nutrientes do solo, o que estimula o seu crescimento. Eucaliptos para faqueação e laminação requerem uma distância mínima de três metros; já os eucaliptos para lenha exigem uma distância de 2 metros pelo menos.

Época do plantio


O sucesso do cultivo de eucalipto é determinado essencialmente pela época do plantio das mudas. A recomendação é que elas sejam plantadas na estação das águas (setembro, outubro, dezembro, janeiro e fevereiro), pois na fase inicial de desenvolvimento, as arvorezinhas requerem maior umidade no solo para favorecer o crescimento do sistema radicular da planta. Caso contrário, a falta de água fará com que as mudas feneçam já nos primeiros dias após o plantio.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Produtos Florestais.

Leia o artigo "Plantação de eucalipto - como fazer a limpeza da área."

Fonte: novonegocio.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!