WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agrossilvicultura ou Sistemas Agroflorestais: você já ouviu falar?

A Agrossilvicultura ou Sistemas Agroflorestais fornecem bens e serviços integrados às atividades produtivas

Agrossilvicultura ou Sistemas Agroflorestais: você já ouviu falar?   Artigos CPT

Você sabia que a floresta cobre cerca de 30% da superfície terrestre? Sabia também que é aí, e também na camada superior dos mares, que se realiza a fotossíntese (produção de oxigênio a partir do dióxido de carbono) de que depende a vida? Pois, acredite, é tudo verdade!

Pesquisdores da EMATER explicam que “Além dessa função indispensável, a floresta é também uma fonte de riqueza para o homem: fornece madeira, celulose, resina, cortiça, frutos, é abrigo de caça, proteção do solo contra erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação e melhora a qualidade de vida."

A floresta constitui valiosa fonte de riqueza natural e, por isso, é necessário cuidar dela com atenção aos seguintes tópicos:


• Evitando os incêndios
• Reflorestando
• Fazendo uma exploração racional das florestas


A humanidade vem se esforçando para satisfazer as necessidades de uma população crescente, usando os recursos naturais disponíveis. Em virtude da redução contínua e acelerada das matas nativas para dar espaço à ampliação da fronteira agrícola, os agricultores e outros usuários têm  encontrado dificuldades de acesso a fontes de madeira.

Por causa da crescente demanda de madeira para diversos fins, tem-se aumentado a pressão sobre florestas nativas. Em 1987, no Brasil, apenas 64 milhões de toneladas de madeira de uma demanda correspondente a 267 milhões foi suprida pelos reflorestamentos.


De acordo com dados da FAO, deve-se plantar, em média, cerca de 20 milhões de ha em florestas a cada ano, com espécies exóticas ou nativas, em todo o mundo.

A Reposição Florestal é regulamentada pela Resolução 002 (21/12/1992) e pela Portaria 31 (08/04/1996). Essa ação é entendida como o conjunto de medidas desenvolvidas para estabelecer a continuidade do abastecimento de matéria-prima florestal aos diversos segmentos consumidores, através da obrigatoriedade da recomposição do volume explorado, mediante o plantio de espécies florestais adequadas.

A Agrossilvicultura ou Sistemas Agroflorestais surgem como formas capazes de melhorar as condições atuais, podendo fornecer bens e serviços integrados a outras atividades produtivas da propriedade. Podemos citar como exemplo: cercas vivas para delimitação da propriedade; sombra para cultivos e criação de animais; proteção de cultivos e solos; produção de “adubo verde”; lenha; madeira; forragens para os animais; alimentos e produtos medicinais para uso humano; manutenção dos cursos d’água e, também, melhoria da estética da propriedade.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Reposição Florestal - Como Conservar Recursos Naturais com Rentabilidade? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT da área Produtos Florestais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!