O que saber antes de abrir uma empresa de salgados congelados?

Nesse ramo, o lucro só ocorre a partir do terceiro ano em que a empresa já tenha sido montada, dependendo de como ela é administrada e da sua equipe de vendas

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É fundamental que o empreendedor que está interessado em entrar nesse ramo como em qualquer outro, deva estar disposto a trabalhar muito e tenha recursos financeiros suficientes para que possa adquirir os equipamentos e as instalações e para suportar o início das atividades até que a empresa comece a ter lucro. É o que chamamos de capital de giro. “Nesse ramo, o lucro só ocorre a partir do terceiro ano em que a empresa já tenha sido montada, dependendo de como ela é administrada e da sua equipe de vendas”, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso a Distância CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, em Livro+DVD e Curso Online.

O investimento varia de acordo com a capacidade de produção da empresa que se queira montar. Capital de giro, por sua vez, é um capital que é necessário você ter para cumprir com os compromissos da empresa em um determinado período de tempo enquanto a empresa não paga os próprios custos. Esse capital deve cobrir as suas necessidades (que são todos os custos num período de 30 dias) menos os impostos como ICMS, PIS e COFINS que você pode calcular aproximadamente em 20% sobre o valor do faturamento.

Gerenciamento de uma fábrica de salgados


- É muito importante negociar prazos com fornecedores para que você precise de menos capital de giro e assim possa investir mais.

- O estoque deve ser o menor possível pois estoque grande é dinheiro imobilizado. O dinheiro imobilizado com estoques poderia ser investido em outras áreas com mais urgência ou mesmo ser um capital a disposição para qualquer emergência.

- Evite perdas no processo. É muito importante para reduzir custos. Uma programação bem feita para o preparo dos pratos utilizando da melhor forma a matéria-prima adquirida e aprimoramento do processo são fatores que podem significar o sucesso do empreendimento.

- Dimensione a sua produção de acordo com o previsto para a venda. Não guarde mercadoria, principalmente por ser alimento que tem um prazo de validade definido, além de perder dinheiro. Para dimensionar a sua produção, comece fabricando aos poucos. A medida em que for conhecendo os seus consumidores e receber pedidos você vai saber quanto produzir por mês. Conforme a encomenda, estipule uma meta diária para cada funcionária produzir.

- E bom ter um(a) funcionário(a) que trabalhe só com recheio outro(a) responsável somente pelas massas e os demais responsáveis pela montagem dos pratos. Dessa forma o recheio e as massas já chegam prontos na mesa da manipuladora. Ela só vai manipular a montagem do prato final e o salgado. Dessa forma, se houver uma falha, você saberá em qual estágio houve esta falha e quem foi o responsável. Aquele salgado ou prato feito naquele dia foi por aquela determinada funcionária. Assim você tem como controlar a qualidade e a produtividade.

O fato de cada um(a) funcionário(a) trabalhar na sua mesa sozinho(a) faz com que o trabalho seja agilizado e cada um(a) produza mais. A funcionária não distrai e sabe que tem que cumprir aquela produção que vai ser cobrada pela gerente depois. Como cada uma tem a sua função, isso pode ser cobrado no fim do dia. Tenha um controle da produção diária que pode ser em um caderno ou mesmo no computador. Você anota o nome da funcionária e quanto ela produziu por dia.

Quanto ao salário dos funcionários, cada um deve ter o seu salário fixo mas os salários devem ser diferenciados. Se uma funcionária produz muito então ela deve ter o salário um pouco maior. Você pode trabalhar com gratificações conforme a capacidade de produzir de cada uma. Isto estimula o entusiasmo pelo trabalho.

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Por Silvana Teixeira.

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