
Dificilmente o chocolate deixará de ser um produto com boa demanda o ano todo. Afinal, essa iguaria originada do cacau encanta até mesmo os paladares mais exigentes. Como a concorrência é acirrada, os fabricantes de chocolate inovam na mescla de sabores, nas texturas, nos formatos e nas embalagens. O importante é encontrar um diferencial com força competitiva para ganhar o mercado. Isso vale tanto para a produção industrial como artesanal de chocolate.
Se você busca uma alternativa promissora e rentável de negócio com baixo investimento, a dica de ouro é fazer chocolate artesanal para vender. “Com qualificação profissional em cursos on-line direcionados à produção de chocolate, o sucesso é garantido. Em pouco tempo, sua marca será conhecida e reconhecida no mercado”, afirma Cecília Leci Corrêa, professora do Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate.
Ofereça um diferencial
Como a oferta de chocolates aumenta continuamente, é preciso oferecer ao mercado algo único. Nesse contexto, a originalidade, a criatividade e a inovação caminham juntas. Quando os produtos de chocolate são diferenciados e apresentam alto padrão de qualidade, jamais faltarão clientes. Até mesmo uma simples trufa, preparada com uma receita de família, passada de geração para geração, pode conquistar o público pela autenticidade de sabor.
Pesquise novas tendências
Além do diferencial, torna-se impreterível pesquisar novas tendências do mercado de chocolates. O conhecimento de técnicas atualizadas e a reciclagem profissional contínua permitem ao empreendedor oferecer ao público produtos com grande demanda mesmo que sejam mais caros. Sendo assim, é importante investir em cursos avançados de capacitação profissional para aprimorar métodos e despertar ideias.
Amplie o leque de vendas
Com as contínuas mudanças no mercado, torna-se essencial ampliar o leque de vendas. Com o isolamento social, por exemplo, as vendas diretas em chocolaterias e bombonieres caíram significativamente. Nesse contexto, as vendas por encomenda ou as parcerias com supermercados e padarias são as melhores opções. Com isso, sua produção ganha clientes variados, o que aumenta a visibilidade da marca.
Invista na venda por encomenda
Momentos especiais, como aniversário de casamento e bodas, ou mesmo datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Páscoa, pedem produtos de chocolate. Cestas decorativas repletas de bombons, trufas, brownies, chocolates em barra, entre outras delícias de chocolate tornam essas ocasiões inesquecíveis. Nesse prisma, a venda de chocolate por encomenda merece destaque, pois é uma opção lucrativa de ganhar dinheiro o ano todo, com alto faturamento nas datas especiais.
Negocie com supermercados e padarias
Negociar com supermercados e padarias é outra alternativa para vender seus produtos de chocolate. Entretanto, para fechar parcerias com esses revendedores, é preciso uma boa divulgação. Para isso, permita que seus futuros parceiros de negócio experimentem vários tipos de chocolate com sabores e texturas variados. Aproveite para destacar as qualidades de seus produtos, que os diferencie dos demais do mercado. Explique também os cuidados no processo de produção para agregar ainda mais valor à sua marca.
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Indústrias:
Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate
Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Doces e Geleias
Como Administrar Pequenas Indústrias
Fontes: Negócio de Cozinha - negociodecozinha.com.br
Pequenas Empresas & Grandes Negócios - revistapegn.globo.com
Por Andréa Oliveira.

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