WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Americanos, os pioneiros no congelamento de alimentos

Há séculos o homem descobriu a arte de congelar os alimentos

 

 Alguns cuidados devem ser tomados antes de se congelar os alimentos

Os americanos foram os pioneiros do processo de congelamento de alimentos, pois descobriram que a mistura de gelo e sal podia congelar as aves e os peixes. Tudo ocorreu em 1865, quando perceberam que os esquimós retiravam os peixes congelados da água, devido às baixas temperaturas. No entanto, entre 1912 e 1915, é que foram feitas as primeiras experiências em supercongelamento, ou seja, congelamento rápido.

Em nosso país, foi na década de 70 que a arte do congelamento alcançou os níveis do exterior. Antes disso, havia preconceito quanto aos produtos congelados. Daí a necessidade de os fabricantes os denominarem de supergelados, pois assim transmitiam mais segurança aos consumidores.

 

Atualmente, os pratos prontos congelados, como os da Trigoleve, vem invadindo o mercado nacional. Isso mexeu com os costumes da culinária caseira, já que facilitou o trabalho da dona de casa na cozinha. Tudo ficou mais prático, pois para comê-los bastava a dona de casa descongelá-los e levá-los ao forno para aquecer. Daí o aumento das vendas de freezers e micro-ondas.

 

Congelamento na atualidade

 

Atualmente, o congelamento dos alimentos consiste em levá-los a uma temperatura de 18ºC, retardando, assim, todo o crescimento de bactérias e deterioração desses alimentos. Fazendo isso, conservamos todos os elementos nutritivos presentes no alimento, desde que em boas condições e submetidos a técnicas recomendadas.

 

Ou seja, “todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após o preparo dos produtos, pois esfriar rapidamente os alimentos após o cozimento é indispensável para a manutenção de suas propriedades”, afirma a culinarista e professora, Denise Andrade Koury, do curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos Congelados.

 

Também devemos saber que os alimentos a serem congelados devem ser levemente temperados e cozidos, apenas pelo tempo mínimo necessário. Lembremos que o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Para evitar que os alimentos percam a umidade, é essencial que sejam embalados em material à prova d'água. Esse processo não melhora nem piora o alimento. É tão somente para a conservação deste.

 

Como as grandes indústrias levam apenas 12 horas para buscar o alimento na origem, processá-lo e submetê-lo ao frio, surgiram dois processos que, se forem feitos corretamente, não trarão perda de nutrientes, pois os alimentos terão preservadas as suas características físicas. São eles:

 

- supercongelamento (resfriamento ultra-rápido a –40°C);

- congelamento (resfriamento mais lento a –18°C).

 

Outro fator importante diz respeito ao congelamento em freezers e geladeiras. Os freezers domésticos, sejam eles horizontais ou verticais, devem ter a capacidade de reduzir e manter a temperatura a –18°C ou menos; já os congeladores de geladeiras não têm essa capacidade, pois os alimentos comprados congelados são conservados somente por 48h. Lembremos também que os alimentos congelados não podem ser recongelados.

 

Ao fazer um curso à distância do CPT, o aluno será submetido a uma avaliação e, sendo aprovado, receberá um certificado emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma instituição certificadora oficial, afiliada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância.

 

Por Andréa Oliveira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!