Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Como Montar e Administrar uma Creche Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar um Canil Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 12Indústria Caseira 8Indústria da Carne 11Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como montar um consultório odontológico - aspectos favoráveis

Ao analisar o mercado de atuação para o profissional cirurgião-dentista, é possível perceber aspectos favoráveis à montagem de um consultório odontológico, como a valorização da saúde e a preocupação com a aparência

Como montar um consultório odontológico - aspectos favoráveis

 

Se você está disposto a montar um consultório odontológico, provavelmente, você já analisou todas as outras possibilidades de atuação como cirurgião-dentista e está convicto de que esta pode ser uma boa opção para você exercer a sua profissão. Mas, antes de escolher o local onde montar o seu consultório, você precisa conhecer bem o mercado no qual irá atuar. Ao analisar o mercado de atuação para o profissional cirurgião-dentista, é possível perceber aspectos favoráveis à montagem de um consultório odontológico, como a atuação de forma autônoma, a abertura de novos negócios, o aumento do poder aquisitivo da população, a valorização da saúde e a preocupação com a aparência, entre outros.

Grande número de profissionais atuantes de forma autônoma

“No passado, o emprego convencional com carteira assinada e vínculo empregatício com uma organização era a forma mais comum que os profissionais de todos os níveis tinham para prestar seus serviços”, afirma Carolina Wolff Schwambach Gomide, professora do curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
 
Atualmente, as organizações que oferecem empregos convencionais (tradicionais), com horário e local definidos para o exercício da profissão, com clara descrição de funções e cargos, e ainda, a existência de uma relação direta e hierárquica com chefes de setores ou patrões, vêm cedendo espaço para as formas modernas de atuação. Isso está acontecendo, porque não são tão eficientes no suprimento das necessidades quanto o que é necessário para o mundo cada vez mais globalizado. No entanto, isso não significa que aumentará o desemprego; pelo contrário, haverá mais e mais trabalho para ser feito, sendo a forma de realizá-lo cada vez mais diferente daquela que caracteriza o emprego convencional.

Uma das formas modernas de trabalho é os profissionais atuarem de forma autônoma, ou como profissionais liberais, no exercício de suas profissões e na prestação de serviços para empresas, instituições ou para membros da sociedade. Essa forma de trabalho, na verdade, já é praticada na odontologia há muito tempo. Mesmo na época do emprego convencional, cirurgiões-dentistas valiam-se de seus consultórios para prestar seus serviços à comunidade. Portanto, montar um consultório odontológico é, ao mesmo tempo, uma forma moderna e tradicional de atuar no mercado de trabalho.

Tendência de abertura de novos negócios

O que se percebe, atualmente, é que cada vez mais profissionais sem vínculo empregatício são requisitados para prestar seus serviços às organizações. Muitas vezes, isso ocorre por meio de um contrato de trabalho temporário, ficando estabelecido o vínculo com o trabalho que cada profissional é especialista em realizar e não mais com o emprego ou com o empregador, como acontece com o emprego convencional.

Esse fato corrobora a iniciativa de quem pretende montar um consultório odontológico, da seguinte forma: a abertura do próprio negócio, como firma individual ou como prestação de serviços, de forma autônoma ou como profissional liberal, é uma tendência atual. E, segundo alguns especialistas, em um futuro próximo, esta será a forma convencional ou tradicional de prestação de serviços, quer seja para empresas e organizações, quer seja para a comunidade.

A montagem do seu consultório odontológico, além de estar em sintonia com a nova tendência de trabalho, passa a representar uma ótima opção. Isso porque o seu consultório dependerá quase que exclusivamente de você, da sua iniciativa, das estratégias que pretende desenvolver para enfrentar a concorrência. Você poderá oferecer serviços personalizados e diferenciados, poderá implantar mudanças, sempre que julgar necessário. Enfim, você terá autonomia para colocar em prática seus conhecimentos na área odontológica e também para gerenciar o seu negócio da maneira que julgar mais conveniente e adequada.

Se, por um lado, temos no Brasil um grande número de cirurgiões-dentistas atuando, ou prontos para atuar no mercado; por outro, existe a tendência de a grande maioria desses profissionais concentrarem suas atuações nas grandes cidades. Mesmo em regiões bem servidas de cirurgiões-dentistas, como é o caso da Região Sudeste, em que a relação é de 1 cirurgião-dentista para cada 500 pessoas (lembre-se que a OMS sugere 1 cirurgião-dentista para 1.500 pacientes como uma relação ideal), o panorama se torna diferente quando se analisam as pequenas e médias cidades.

O que se observa é uma carência desse profissional. Por isso, a montagem de consultório odontológico, nesses locais, é considerada uma solução para enfrentar a grande concorrência, existente no mercado.

Como montar um consultório odontológico - aspectos favoráveis

A valorização da aparência no mercado de trabalho faz com que as pessoas procurem os consultórios dentários com mais frequência.

Aumento do poder aquisitivo da população

De fato, o poder aquisitivo do brasileiro vem aumentando, e isso tem reflexo na sua qualidade de vida. Com mais dinheiro no bolso, o povo investe mais, inclusive em saúde bucal. Da mesma forma, é possível observar que maiores investimentos em serviços odontológicos têm sido feitos pelos governos, visando atender à população carente, o que contribui para o fortalecimento do setor odontológico em geral.

Tudo isso associado aos novos conhecimentos, técnicas e materiais disponíveis, principalmente no que se refere à dentística restauradora, tem motivado o brasileiro a frequentar mais vezes os consultórios odontológicos.

Além disso, o aumento da expectativa de vida do brasileiro, associado ao crescimento populacional, indica que existem cada vez mais pacientes necessitando de atendimento odontológico. Isso contribui significativamente para o sucesso de novos consultórios odontológicos que possam vir a ser montados.

Maior importância para a saúde e valorização da aparência no mercado de trabalho

Cada vez mais, o mercado de trabalho valoriza os cuidados com a aparência, por parte dos profissionais, com a saúde (e aqui se incluem os cuidados com os dentes). Tudo isso, associado ao maior acesso à informação, tem feito com que os pacientes procurem com mais frequência os consultórios odontológicos.

Vale dizer que essa procura não se restringe apenas às pessoas de maior poder aquisitivo. Os Programas Sociais de Saúde da Família têm proporcionado às pessoas carentes oportunidade de frequentar com maior regularidade os consultórios odontológicos do setor público. Além disso, os Planos de Saúde Bucal, basicamente constituídos pelos odontológicos, os convênios odontológicos e os seguros odontológicos, também exercem grandes contribuições para que seus associados possam procurar mais frequentemente os consultórios odontológicos.

Muitas empresas têm demonstrado grande interesse em utilizar esses planos, para oferecer a seus funcionários condições de manter um sorriso saudável e boas condições de saúde bucal. Existem estudos que demonstram que a procura por planos odontológicos, por parte das empresas, já ocupa o terceiro lugar em uma escada de prioridade, ficando atrás apenas dos suportes essenciais, como vale-transporte e vale-refeição.

Assim, a filiação a planos odontológicos representa mais uma oportunidade para o cirurgião-dentista que, ao montar o seu consultório, possa exercer a sua profissão.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Pequenas Empresas.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre como montar um consultório odontológico:

Público-alvo

Pesquisa de mercado

Concorrência

Especialização na área

Contratação do auxiliar de consultório dentário

Fatores determinantes para o sucesso

Faça já o Download Grátis
Faça já o Download Grátis Instrumentais Consultórios Odontológicos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Cursos Relacionados

Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria

Com Prof. Dr. Eduardo Yasuda

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza

Com Prof. Osmar Viviani

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB

Com Prof.ª Dr.ª Carolina Wolff

R$ 620,00 à vista ou em até 12x de R$ 51,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico

Com Prof.ª Dr.ª Carolina Wolff

R$ 620,00 à vista ou em até 12x de R$ 51,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Pequenas Empresas

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade