Se você vai atuar prestando serviço direto à população, você precisa conhecer as características dessa população para, em função disso, definir o seu público-alvo. O público-alvo são seus futuros clientes potenciais, que deverão procurar o seu consultório para a realização de serviços odontológicos. É importante frisar que, no caso de cidades pequenas, o seu público-alvo deverá ser todas as pessoas. Já nas médias e principalmente nas grandes cidades, é preciso levar em consideração as características da população da região onde você pretende montar o seu consultório odontológico.
O estudo das características, dos hábitos e comportamentos da população onde estarão seus futuros pacientes lhe apresentará muitas informações importantes. Você passará a conhecer as prioridades das pessoas; terá ideia da renda familiar e do quanto estarão dispostas a investir em tratamentos odontológicos; conhecerá o nível de instrução e de informação das pessoas, assim como a importância que dão para os cuidados com a saúde bucal; enfim, são muitas informações importantes que você poderá obter com o estudo do seu público-alvo e que certamente lhe ajudarão a definir estratégias e metas a serem alcançadas em seu consultório.
Ao analisar os diferentes perfis dos clientes (pacientes) de consultórios odontológicos, torna-se possível agrupá-los, para efeito de estudos e definição de prioridades e interesses, em pelo menos quatro categorias. São elas:
Primeira categoria
Esta categoria reúne as pessoas sem condições para acesso a tratamentos odontológicos particulares. São, portanto, pessoas carentes e totalmente dependentes de atendimentos emergenciais prestados por órgãos e instituições públicas.
Segunda categoria
Esta categoria é formada por pessoas ainda carentes, mas com possibilidades de se fazer algum investimento em tratamentos odontológicos em consultórios particulares. Geralmente, ficam limitadas a frequentar menos vezes os consultórios particulares por limitações financeiras e por possuírem pouca informação a respeito da necessidade de se fazer tratamentos odontológicos preventivos. Mesmo assim, em situações específicas, procuram os consultórios odontológicos para fazer tratamentos, quase sempre convencionais, porque, geralmente, as pessoas dessa categoria não se sentem em condições de fazer grandes investimentos financeiros. Por isso, na maioria das vezes, buscam os serviços e tratamentos convencionais, priorizando a qualidade do tratamento.
Terceira categoria
Esta categoria já conta com pessoas de maior poder aquisitivo, dispostas, portanto, a pagar um pouco mais pelos melhores materiais e serviços, mas sem muita disposição para fazer investimentos em tratamentos realmente sofisticados. São pessoas que desejam ter uma boa saúde bucal e valorizam a necessidade dos tratamentos odontológicos preventivos e estéticos. Mas, nem sempre, estão dispostas a gastar com o oferecimento de valores agregados. Preferem mesmo os serviços de excelente qualidade, mas que sejam rápidos, eficientes e convencionais.
Quarta categoria
Esta categoria é composta por clientes (pacientes) de maior poder aquisitivo, com perfil moderno, sofisticado e glamouroso. Além de buscarem sempre o uso dos melhores materiais, serviços e tratamentos, valorizam serviços agregados e se preocupam realmente com a qualidade do sorriso. Correções ortodônticas, clareamentos, limpezas periódicas, tratamentos estéticos com a utilização de materiais de primeira linha estão entre as prioridades dos pacientes dessa categoria.
Conhecer bem as características do seu público-alvo lhe permitirá saber exatamente os serviços que você deverá oferecer. Isso lhe será muito útil no que se refere ao sucesso do seu consultório odontológico que será montado. Sendo assim, esteja certo de que a montagem de um consultório odontológico, assim como qualquer negócio, requer planejamento, organização e preparação.
Tudo isso precisa estar devidamente organizado em um projeto, chamado “Planejamento Estratégico”, sendo o estudo do público-alvo uma das etapas mais importantes desse planejamento.
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Por Andréa Oliveira.
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