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Como montar um consultório odontológico - pesquisa de mercado

Como montar um consultório odontológico - pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um instrumento valioso que trará respostas às mais variadas perguntas e dúvidas que um novo empresário ou profissional liberal possui a respeito de um empreendimento que pretende iniciar. Afinal, o empreendimento terá sucesso? Quais serão as dificuldades? Que caminhos deverão ser seguidos para enfrentar a concorrência e se firmar no mercado? Quais as estratégias que poderão ser adotadas para se obter sucesso com o empreendimento?

Essas são questões que se tornam possíveis de serem respondidas por meio de uma eficiente pesquisa de mercado. É muito importante usar a pesquisa de mercado para identificar eventuais carências nos serviços atualmente oferecidos na região em que você pretende atuar.

A descoberta/identificação de uma carência pode representar a sua principal estratégia para entrar no mercado de maneira muito mais competitiva. Mas, para isso, você precisa estar seguro de que possui todas as condições para atender ás expectativas da população. Nesse sentido, é fundamental conhecer a fundo o perfil do futuro cliente (paciente) do seu consultório odontológico. Como dito anteriormente, isso deve ser feito por meio de uma pesquisa de mercado.

Objetivo

O objetivo de se realizar uma pesquisa de mercado é fazer um levantamento de dados que permita o conhecimento dos clientes (pacientes). Tais conhecimentos permitirão que estratégias eficazes sejam adotadas no sentido de atraí-los ao seu consultório. Tenha em mente que, no primeiro contato, você deverá mostrar para seus pacientes que reúne condições de atender às suas expectativas; que você realmente se encontra preparado para lhes proporcionar o melhor atendimento; que estará pronto para oferecer aquilo que eles desejam, sendo assim, capaz de surpreendê-los de forma positiva e de conquistar a sua fidelidade.

Levantamento de dados pessoais do cliente

A sua pesquisa deverá conter questões que permitam a obtenção de dados pessoais que mostrem um pouco mais do perfil dos moradores da região onde você pretende montar o consultório. São eles: sexo, idade, estado civil, profissão, faixa de renda, entre outros.

Identificação dos hábitos e costumes dos clientes que serão seus futuros pacientes

As perguntas referentes a esse tópico deverão permitir que as seguintes informações sejam obtidas: serviços mais comumente buscados nos consultórios odontológicos pelos pacientes; frequência com que os pacientes procuram o cirurgião-dentista; interesse dos pacientes por novos tratamentos odontológicos; faixa de valor financeiro que os pacientes estariam dispostos a pagar pelo tratamento
odontológico, entre outros.

Em relação ao poder aquisitivo, você deve evitar sempre perguntas do tipo:

Quanto você ganha por mês?

Elabore questões de múltipla escolha com faixa de valores em cada opção. Assim, o seu interrogado se sentirá mais à vontade em lhe responder, mesmo que o questionário não seja apresentado por meio de entrevista direta. Assim, prefira as questões como:

Assinale a alternativa que contém a sua renda mensal:

a)de um a três salários mínimos;
b)de quatro a sete salários mínimos;
c)de oito a doze salários mínimos;
d)de 13 a 15 salários mínimos;
e)Acima de 15 salários mínimos.

Identificação das razões que levam os clientes (pacientes) a escolher um consultório odontológico

É fundamentalmente importante que você elabore questões cujas respostas sejam capazes de lhe dar subsídios para identificar os principais motivos que levam os clientes (pacientes) a escolher um consultório odontológico. Por isso, faça perguntas do tipo:

Você trocaria de consultório odontológico? Ou, então:
Você estaria disposto a conhecer os serviços oferecidos por outro consultório odontológico?
O que você gostaria que um consultório odontológico oferecesse? Ou, de outra forma:
O que você acha que falta no consultório odontológico que você frequenta?

O importante é oferecer opções para o cliente responder, mas sempre deixando espaço para que ele também exponha a sua opinião, caso o que ele considera como ponto negativo no consultório que ele frequenta não tenha sido colocado entre as opções de escolha.

Se preferir, você pode elaborar as questões pedindo para que os clientes (pacientes) deem notas para cada item pesquisado (notas de zero a dez, por exemplo).

Identificação dos tipos de tratamentos que os clientes (pacientes) já buscaram em consultórios odontológicos e que estariam dispostos a buscar

Podemos citar alguns exemplos: clientes (pacientes) motivados pelas campanhas de divulgação do consultório; tratamentos estéticos; corretivos; preventivos; somente se estiver com dor ou interferência na aparência visual, entre outros.

Sem dúvida, definir o público-alvo significa fazer estimativas de quantos clientes (pacientes) visitarão o seu consultório odontológico e qual é o perfil deles. Para isso, será necessário definir bem a região que você deseja atender, além de conhecer bem as características da população dessa região. Isso deve ser feito mediante uma pesquisa de mercado, realizada exatamente na região que você pretende abranger com o seu consultório.

Mesmo tomando todos os cuidados, não se esqueça de que você terá também pacientes de outras regiões ou até mesmo de outras cidades. Serão em menor número, é claro, mas, assim que surgir os bons comentários a respeito do seu consultório e dos seus serviços, você provavelmente receberá pacientes de outras regiões.

A pesquisa de mercado consiste, basicamente, na obtenção de informações que lhe permitirão obter conclusões imprescindíveis para a montagem do seu consultório odontológico. É importante você saber que, quanto mais informações obtiver, referentes à população que você pretende ver frequentando o seu consultório; ao mercado em que você está prestes a entrar; aos seus futuros fornecedores; e aos seus concorrentes, maiores serão as chances de o seu negócio dar certo.

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Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre como montar um consultório odontológico:

Aspectos favoráveis

Público-alvo

Concorrência

Especialização na área

Contratação do auxiliar de consultório dentário

Fatores determinantes para o sucesso

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