WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cordeiros - o desmame tem grande importância para um sistema de criação de qualidade

A prática da desmama é muito importante para o sistema de criação de cordeiros de qualidade. Nela, o cordeiro é separado definitivamente da mãe, alimentando-se apenas de sólidos

 

A desmama é definida como a supressão total da ingestão de leite pelo cordeiro. Pode ser realizada de formas distintas, conforme os sistemas de produção empregados nas diversas regiões criatórias do mundo. Neste sentido, define-se o desmame como o processo pelo qual se introduz a dieta do animal adulto, para substituir o leite materno, até então única fonte de nutrição do cordeiro.  A prática da desmama é muito importante para o sistema de criação de cordeiros de qualidade. A partir desse momento, o cordeiro é separado definitivamente da mãe, contando, apenas, com uma alimentação sólida.

A desmama pode ser realizada em 3 fases da vida do cordeiro e a decisão sobre a época ideal para a sua ocorrência, está intimamente relacionada com o sistema de terminação a ser adotado.  São elas:

Precoce: quando efetuada na faixa 21 e 45 dias;

Semiprecoce: quando efetuada entre 60 e 100 dias; e

Tardia: após 100 e até 150 dias.

Nas condições de regiões mais úmidas, onde as lotações das pastagens são mais elevadas e consequentemente tem-se maiores problemas de verminose, a desmama precoce é a mais correta. Ao redor de 45 dias, não há inconvenientes para se desmamar os cordeiro. Em alguns casos, até antes é possível. Mas, é importante esclarecer que todos os cordeiros desmamados precocemente devem ser direcionados a um sistema de terminação e confinamento, onde as dietas serão balanceadas de acordo com a situação fisiológica e com o desenvolvimento do seu aparelho gástrico.  O desmame precoce ajusta-se tanto aos casos das explorações leiteiras, como dos sistemas intensivos de produção de carne. Quando a terminação for em pastagem de boa qualidade, pode-se optar pelo sistema semiprecoce, no qual a desmama é realizada entre 60 e 90 dias. Já as desmamas tardias, só são justificáveis em condições de criações extensivas.

Ressalta-se, porém, que qualquer sistema de desmama poderá revestir-se de êxito, ou não, independentemente da idade. Há que se levar em consideração os aspectos relacionados à fisiologia e ao desenvolvimento do aparelho digestivo do jovem animal, adequando a cada caso, o manejo e a alimentação. Um outro ponto a ser analisado é a curva de lactação da ovelha.

Para efetuar a desmama, é interessante observar que 75% do total da lactação é produzido nas primeiras oito semanas após o parto, sendo que o pico de produção ocorre entre a terceira e a quarta semanas. Sendo assim, não se justifica prolongar muito o período de amamentação, já que junto com essa diminuição do leite materno, o cordeiro necessita da ingestão de alimento sólido para estimular o desenvolvimento do rúmen. Apesar de o desenvolvimento ruminal acompanhar o  organismo como um todo, sua velocidade, a partir da terceira semana de idade, depende, sobretudo, do consumo de alimento sólido.

A Tabela abaixo mostra as alterações quanto às proporções dos compartimentos do aparelho gástrico dos cordeiros, com o desenvolvimento dos animais. Observa-se que às seis semanas de idade, o rúmen e o retículo atingem a proporção definitiva.

Cordeiros - o desmame tem grande importância  para um sistema de criação de qualidade


As principais vantagens da desmama precoce são:

- A transformação da forragem que o animal consome em carne ou leite (que o animal produz) é mais econômica do que a transformação do leite que ele consome.

- Com o manejo apropriado a desmama precoce pode reduzir a infestação de vermes nos cordeiros.

- Ovelhas sem o cordeiro ao pé normalmente produzem mais lã.

- O desmame precoce facilita o manejo do rebanho e as fêmeas apresentam cio mais cedo.

- As fêmeas conseguem recuperar o seu escore corporal mais rápido.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Criação de Ovinos, entre eles o Curso Produção Intensiva de Cordeiros, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:

Cordeiros - uma boa alimentação tem forte influência no crescimento e desenvolvimento animal

Cordeiros - o fornecimento de grãos inteiros diminuem os custos de alimentação

Cordeiros - sistema de confinamento tem forte influência na qualidade da carne

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!