WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Artigos sobre a área Criação de Ovinos

Por que criar ovinos de corte? Por que o negócio é muito vantajoso!

Os ovinos são animais ruminantes que apresentam grande capacidade de aproveitamento de fibras vegetais em sua alimentação, sendo, portanto, bastante vantajoso aproveitar essa característica fisiológica da espécie, no sistema de produção de carne, principalmente porque, em boa parte das regiões brasileiras, as condições edafoclimáticas são extremamente favoráveis à produção...

Identificação e reprodução de ovinos

Luis Fonseca, professor do Curso CPT Inseminação Artificial em Ovinos – Convencional e em Tempo Fixo, destaca que, como toda criação comercial, a ovinocultura de corte, leite ou para produção de lã também depende de um bom manejo reprodutivo e do melhoramento genético para ser lucrativa.

Principais produtos da ovinocultura

A criação de ovinos tem despertado o interesse de produtores em todo o país, sobretudo no Nordeste, região que concentra mais da metade de todo o rebanho ovino brasileiro. Ao longo dos anos, a atividade só cresce e se fortalece também nas outras regiões, tornando-se importante no cenário da pecuária nacional.

Quais são as condições fundamentais para criar ovinos?

Luis Fonseca, professor do Curso CPT Instalações para Ovinos, destaca que o rebanho ovino brasileiro, em expansão em todo o país, está voltado, principalmente, para a produção de carne. Muitos dos produtores rurais resolvem investir na atividade a cada ano que se passa, iniciando rebanhos.

Reprodução de ovinos: melhor período da estação de monta

Na criação de ovinos, o desempenho reprodutivo do macho e da fêmea depende de fatores, como idade e raça dos ovinos, manejo alimentar na fase de lactação das ovelhas e condições climáticas regionais. Além disso, o ovinocultor deve considerar desde o pico de atividade sexual dos ovinos até as condições mercadológicas para subprodutos da ovinocultura.

Seus cordeiros estão perdendo peso? Remédio de vermes neles!

A recria e a terminação de cordeiros, cada vez mais, vêm sendo feita em confinamento, por causa de problemas de ordem sanitária. O confinamento é utilizado, sobretudo, porque em regiões de clima quente e úmido ocorre na pastagem intensa infestação parasitária. “Se os cordeiros ficam nas pastagens e são infestados, passam a consumir menos alimento porque a digestão é prejudicada,

Vai criar ovinos de corte em pasto? Atenção especial às forrageiras!

A produção por animal depende não apenas do valor nutritivo das forrageiras disponíveis na pastagem, como também da capacidade de consumo. “O valor nutritivo envolve a concentração de nutrientes da planta, bem como sua digestibilidade, ou seja, a fração do material ingerido, verdadeiramente aproveitada”

Como fazer tosquia profissional em ovelhas

Os principais objetivos de tosquiar ovelhas concentram-se em garantir o bem-estar e a higiene dos ovinos, além de obter lucros com a comercialização da lã. A tosquia profissional, em uma única ovelha, produz até 4,5 quilos de lã. Dependendo da raça do ovino, a lã produzida se transforma em um fio de excelente padrão de qualidade.

Reprodução de ovelhas: quando iniciar essa atividade?

Para se determinar o começo da atividade sexual dos animais, deve ser levado em consideração o seu peso, que na maior parte dos casos está em torno de 40 kg. “A idade para a reprodução é, na maior parte dos casos, ao redor de 18 meses, podendo ser reduzida ou elevada de acordo com a circunstância. Tudo depende do manejo, nível nutricional e material genético utilizado”, afirma Dr....

Registros zootécnicos na criação de ovelhas: isso é mesmo necessário?

Para melhorar a eficiência reprodutiva de um rebanho, é preciso aumentar o percentual de ovelhas gestantes, o número de nascimentos, o número de animais desmamados, e o peso final dos cordeiros no desmame. “Outros fatores também deve ser considerados: prolongar a vida útil das matrizes e explorar ao máximo o potencial dos animais, reduzindo a taxa de reposição, e estabelecer critérios...

Fique por dentro das novidades!