Uma boa alternativa de alimentação do rebanho ovino, a menores custos, é o uso de subprodutos da agricultura e da agroindústria. Nas regiões onde a agricultura está mais presente, o ovinocultor pode adquirir diversos tipos de subprodutos, resultantes de alguma forma de processamento do produto da colheita.
Entre as diversas funções da ovinocultura, estão a produção de lã, a exploração da pele e a produção de carne de ovinos. Entretanto, para o sucesso da criação de ovinos, o ovinocultor deve atentar para doenças, que acometem os cascos e a pele das ovelhas, dos carneiros e dos cordeiros.
Há uma série de doenças que acometem os ovinos. Nesse sentido, é muito importante observar que quanto mais cedo uma doença for detectada nos ovinos mais fácil será o seu controle. Por esse motivo, o ovinocultor deve conhecer as doenças que atacam o rebanho, assim como saber como proceder diante do infortúnio.
São muitos os fatores que influenciam as características nutricionais dos alimentos. A silagem é exemplo de alimento cuja composição nutricional deve ser bem conhecida para que a dieta seja a mais adequada possível. “É um volumoso bastante usado no manejo nutricional de rebanhos ovinos”, explica Prof. Nelson Bernardi Júnior, Professor do Curso CPT Formulação e Fabricação de...
Uma característica típica e facilmente observável da digestão dos ruminantes é que, durante a digestão, parte do material que está no rúmen volta para a boca do animal, sendo novamente mastigado. Durante esse processo de remastigação, conhecido como ruminação, o tamanho das partículas de folhas e talos vai sendo reduzido, o que vai aumentar o desempenho da digestão.
Os ovinos são animais ruminantes que apresentam grande capacidade de aproveitamento de fibras vegetais em sua alimentação, sendo, portanto, bastante vantajoso aproveitar essa característica fisiológica da espécie, no sistema de produção de carne, principalmente porque, em boa parte das regiões brasileiras, as condições edafoclimáticas são extremamente favoráveis à produção...
Luis Fonseca, professor do Curso CPT Inseminação Artificial em Ovinos – Convencional e em Tempo Fixo, destaca que, como toda criação comercial, a ovinocultura de corte, leite ou para produção de lã também depende de um bom manejo reprodutivo e do melhoramento genético para ser lucrativa.
A criação de ovinos tem despertado o interesse de produtores em todo o país, sobretudo no Nordeste, região que concentra mais da metade de todo o rebanho ovino brasileiro. Ao longo dos anos, a atividade só cresce e se fortalece também nas outras regiões, tornando-se importante no cenário da pecuária nacional.
Luis Fonseca, professor do Curso CPT Instalações para Ovinos, destaca que o rebanho ovino brasileiro, em expansão em todo o país, está voltado, principalmente, para a produção de carne. Muitos dos produtores rurais resolvem investir na atividade a cada ano que se passa, iniciando rebanhos.
Na criação de ovinos, o desempenho reprodutivo do macho e da fêmea depende de fatores, como idade e raça dos ovinos, manejo alimentar na fase de lactação das ovelhas e condições climáticas regionais. Além disso, o ovinocultor deve considerar desde o pico de atividade sexual dos ovinos até as condições mercadológicas para subprodutos da ovinocultura.