
Para se determinar o começo da atividade sexual dos animais, deve ser levado em consideração o seu peso, que na maior parte dos casos está em torno de 40 kg.
“A idade para a reprodução é, na maior parte dos casos, ao redor de 18 meses, podendo ser reduzida ou elevada de acordo com a circunstância. Tudo depende do manejo, nível nutricional e material genético utilizado”, afirma Dr. Edson Ramos de Siqueira, professora do Curso CPT Criação de Ovinos de Corte.
A ovelha é uma espécie poliéstrica estacional, ou seja, apresenta estros ou cios apenas em determinada época do ano, quando pode ser fecundada. Durante esta estação de reprodução, o cio se repete, em média, a cada 17 dias.
A duração da estação de reprodução varia de raça para raça: na Romney Marsh pode ser de cinco meses; já os animais das raças deslanadas e as sem raça definida podem se reproduzir o ano inteiro.
De maneira geral, entretanto, o outono é o período em que todas as raças ovinas apresentam plenitude das funções reprodutivas.
Num sistema de produção de ovinos, é fundamental que se determine a época da estação de monta, a qual não deve ter duração maior que 60 dias.
Dessa forma, está se evitando a desuniformidade muito grande dos cordeiros nascidos e, também, que as ovelhas problemas venham a emprenhar.
Nas condições de campos naturais do Rio Grande do Sul, ou em regiões de clima frio e úmido, a estação de monta deverá ser estabelecida para que os nascimentos ocorram na primavera, coincidindo com a maior oferta de pastagem e temperaturas mais elevadas.
Já no centro do Brasil, onde impera o inverno seco, pode-se ter uma maior flexibilidade no período de acasalamento. Este é um aspecto considerado muito positivo, pela possibilidade de se obter nascimentos num espaço de tempo mais dilatado, dando mais opções para a comercialização.
Em setembro e outubro, raças como a Santa Inês, Merino Australiana, Ideal, Poll Dorset e, também, as sem raça definida, já manifestam o cio. A Corriedale, Suffolk, Ile de France, Hampshire Down e Texel, a partir de dezembro e janeiro. A Romney pode entrar em monta em fevereiro e março.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Registros zootécnicos na criação de ovelhas: isso é mesmo necessário?
- 4 raças de ovelhas para a produção de carne. Conheça!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.