WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Reprodução de ovelhas: quando iniciar essa atividade?

A idade para a reprodução é, na maior parte dos casos, ao redor de 18 meses. Tudo depende do manejo, nível nutricional e material genético utilizado

Reprodução de ovelhas: quando iniciar essa atividade?   Artigos Cursos CPT

 

Para se determinar o começo da atividade sexual dos animais, deve ser levado em consideração o seu peso, que na maior parte dos casos está em torno de 40 kg. “A idade para a reprodução é, na maior parte dos casos, ao redor de 18 meses, podendo ser reduzida ou elevada de acordo com a circunstância. Tudo depende do manejo, nível nutricional e material genético utilizado”, afirma Dr. Edson Ramos de Siqueira, professora do Curso a Distância CPT Criação de Ovinos de Corte.

A ovelha é uma espécie poliéstrica estacional, ou seja, apresenta estros ou cios apenas em determinada época do ano, quando pode ser fecundada. Durante esta estação de reprodução, o cio se repete, em média, a cada 17 dias. A duração da estação de reprodução varia de raça para raça: na Romney Marsh pode ser de cinco meses; já os animais das raças deslanadas e as sem raça definida podem se reproduzir o ano inteiro. De maneira geral, entretanto, o outono é o período em que todas as raças ovinas apresentam plenitude das funções reprodutivas.

Num sistema de produção de ovinos, é fundamental que se determine a época da estação de monta, a qual não deve ter duração maior que 60 dias. Dessa forma, está se evitando a desuniformidade muito grande dos cordeiros nascidos e, também, que as ovelhas problemas venham a emprenhar.

Nas condições de campos naturais do Rio Grande do Sul, ou em regiões de clima frio e úmido, a estação de monta deverá ser estabelecida para que os nascimentos ocorram na primavera, coincidindo com a maior oferta de pastagem e temperaturas mais elevadas.

Já no centro do Brasil, onde impera o inverno seco, pode-se ter uma maior flexibilidade no período de acasalamento. Este é um aspecto considerado muito positivo, pela possibilidade de se obter nascimentos num espaço de tempo mais dilatado, dando mais opções para a comercialização.

Em setembro e outubro, raças como a Santa Inês, Merino Australiana, Ideal, Poll Dorset e, também, as sem raça definida, já manifestam o cio. A Corriedale, Suffolk, Ile de France, Hampshire Down e Texel, a partir de dezembro e janeiro. A Romney pode entrar em monta em fevereiro e março.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Registros zootécnicos na criação de ovelhas: isso é mesmo necessário?
- 4 raças de ovelhas para a produção de carne. Conheça!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!