WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Professor: quando adotar os métodos de ensino individualizados e por quê?

A adoção dos métodos de ensino individualizados parte do pressuposto de que, nem sempre, é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda

Professor: quando adotar os métodos de ensino individualizados e por quê?   Artigos Cursos CPT

 

A adoção dos métodos de ensino individualizados parte do pressuposto de que, nem sempre, é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda, já que a aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

 

“O processo de construção do conhecimento de forma idiossincrática indica que há grande probabilidade de que o aluno possa, de forma autônoma, individualmente ou em grupo, trabalhar na construção de seus próprios conhecimentos”, afirma Per Christian Braathen, professor do curso  Metodologia de Ensino Individual . Isso significa que o professor não precisa escrever no quadro ou enunciar verbalmente todas as informações a serem passadas na aula, relacionadas aos conteúdos previstos pelo currículo. Ao contrário, ele pode e deve buscar formas autônomas de aprendizado para seus alunos e desenvolver com a turma estratégias pelas quais o grupo tenha uma participação ativa na construção do conhecimento. Existem várias metodologias de ensino de forma autônoma.


As metodologias educacionais podem ser classificadas em três grupos básicos (RANGEL, 2005):


1) Métodos de ensino individualizado;
2) Métodos de ensino socializado; e
3) Métodos de ensino socioindividualizado.



Os métodos de ensino socializado ou coletivo, ao contrário, têm como objetivo principal o trabalho em grupo, pelo qual se busca a integração do aluno ao meio social e a promoção da troca de experiências cognitivas e afetivas. Já os métodos de ensino individualizado enfatizam a atenção às diferenças individuais do aprendiz, procurando adequar as atividades ao estilo de aprendizagem de cada um. Um terceiro método procura integrar a ação grupal com a ação individual: o método de ensino socioindividualizado. Busca dar atenção às individualidades, ao mesmo tempo em que se insere a integração entre alunos.

 

Aprimore seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Ensinar e aprender: processos iguais ou diferentes?
- Ensino centrado no aluno: estratégia boa ou ruim? Utilizar ou não?

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os cursos da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?